Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo é uma combinação que ocorre com mais frequência do que imaginamos. Isso porque os testes de gravidez de farmácia e os exames de sangue utilizados para diagnosticar a gravidez agem pelo mesmo principio: a detecção de um hormônio chamado gonadotrofina humana, o hCG. Como apenas a fração beta do hormônico é dosada, o exame sanguíneo chama-se beta hCG.
Leia também:
Entendendo seu corpo: período fértil
Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom
Este hormônio começa a ser produzido cerca de oito dias após a fecundação, exatamente após a implantação do óvulo no útero e sobe rapidamente até a 10ª semana de gestação, quando cai e se estabiliza. A concentração de hCG na urina é menor do que no sangue e nas primeiras semanas de gestação pode não ser detectada pelo teste de farmácia, apresentando bhgc negativo. Já o exame de sangue identifica o hormônio em quantidades mínimas.
A ocorrência de um pequeno sangramento durante a implantação do embrião no útero é possível e ocorre cerca de catorze dias após a fertilização, período que pode ser confundido com a época da menstruação.
O diagnóstico precoce da gravidez é importante para iniciar o pré-natal, controlar a pressão arterial e os níveis de glicose. Além disso, o reconhecimento da gestação previne a mulher quanto à ingestão de álcool e medicamentos que possam ser danosos ao feto.
Sintomas de gravidez
Atraso menstrual
Náuseas e vômitos
Seios doloridos e inchados
Cansaço e diminuição da resistência física
Urina frequente