https://www.instagram.com/p/CScswF2rM21/
Na última quinta-feira (11), Mônica Benini respondeu perguntas dos seguidores no Instagram e surpreendeu ao revelar que Otto, seu filho de quatro aninhos, é vegetariano por conta própria, assim como ela e o marido, Junior Lima.
https://www.instagram.com/p/CSUdEj6Lgp6/
Além disso, afirmou que Lara, de um mês, já mostra-se “comilona”, mas que poderá também escolher sobre ter carne ou não no cardápio quando estiver maior.
Crianças podem ser vegetarianas?
“Não vou obrigá-los [a serem vegetarianos], mas vou informar muito do porquê somos. Otto, por exemplo, já é um vegetariano megaconvicto. Coisa mais fofa do mundo. Ele fala todo orgulhoso e faz colocações muito lindas. Na cabecinha dele, já não faz muito sentido as pessoas comerem bichinhos”, explicou ela por meio dos Stories.
Do ponto de vista da saúde, comer carne vermelha não faz mal para crianças, desde que sejam escolhidos os cortes mais magros e que o consumo seja intercalado com outras fontes de proteína, como peixe e frango, por exemplo.
Porém, segundo especialistas, os pequenos podem, sim, ser vegetarianos após a introdução alimentar (e até mesmo antes!). O importante é que os pais saibam substituir as proteínas, até com a suplementação de nutrientes, se necessário, contando com a ajuda de um nutricionista pediátrico. Não há perigo.
Como substituir carne para crianças
Para crescerem saudáveis, o indicado é as crianças vegetarianas comam, além de frutas e legumes, alimentos com proteínas até três vezes ao dia (ovos, leite, queijos, tofu, feijão, lentilha, ervilha, soja, quinoa, grão de bico, nozes, castanhas e amêndoas, entre outras). Afinal, assim como o ferro e zinco, estas participam da formação dos ossos e músculos do corpo.