Morre bebê Sofia, que conquistou a internet por luta contra síndrome rara

Sofia, bebê que ganhou os corações de vários seguidores da internet, faleceu na manhã desta segunda-feira (14), em Miami (EUA), onde estava internada. Vítima de uma síndrome, ela estava se recuperando de um transplante multiviceral e não resistiu à infecção causada por uma contaminação viral.

Veja também:
Bebê de apenas 5 meses aprender a fazer cocô na privada
Descobri que meu bebê tem uma doença grave. E agora?
Exame de sangue poide detectar síndrome de down

Entenda o caso da Sofia

A menininha nasceu em 24 de dezembro de 2013, no Hospital das Clínicas de Campinas. Logo nas primeiras avaliações médicas, os profissionais detectaram uma condição rara – Síndrome de Berdon– que compromete o funcionamento de todo o sistema digestivo. Ela foi submetida a três cirurgias, mas ainda precisava de um transplante.

Contrariando as expectativas médicas, que a davam apenas um ano de vida, Sofia e seus pais foram fortes e, depois criar uma página no Facebook para divulgar o caso com fotos fofas e carismáticas e arrecadar dinheiro e entrar com pedido judicial para custeamento público, conseguiram a transferência para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, onde o transplante de cinco órgãos aconteceu – estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso.

A recuperação do procedimento estava correndo bem até que Sofia foi acometida por um vírus resistente. O Citomegaloviírus, de acordo com entrevista do médico brasileiro Rodrigo Viana, diretor do hospital em que a bebê estava internada em entrevista, a editoria de ciência do site Uol, é um vírus que em pacientes com imunidade baixa tem efeito letal. Alojado no pulmão, ele causou grave infecção, quadro que a levou Sofia à morte.