Mulher amamentando pode beber álcool?

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Durante a gestação, é fundamental que a mulher redobre os cuidados com a alimentação a fim de preservar sua própria saúde e a do bebê. Esses cuidados também devem ser estendidos ao período de amamentação, em que muitos dos nutrientes da mãe continuam sendo transmitidos ao filho. Assim, é comum que muitas mulheres fiquem em dúvida ao consumo de bebida alcoólica (que deve ser cortado durante a gravidez):  durante a amamentação pode beber?

Leia também:
Amamentação: 10 mitos e verdades sobre o tema 
Redução das mamas atrapalha amamentação? 
Tomar anticoncepcional durante amamentação faz mal?

Segundo a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, o ideal é continuar suspendendo o consumo de álcool o máximo possível. “Os níveis de álcool no sangue e no leite podem ficar alterados por até 12 horas após a ingestão de bebida alcoólica, dependendo da quantidade ingerida e do metabolismo de cada mulher”, afirma. A ginecologista explica que uma única lata de cerveja ou taça de vinho pode demorar até duas horas para ser eliminada do corpo, enquanto as bebidas destiladas permanecem por ainda mais tempo.

“Se a mulher ingerir doses mais fortes de álcool, a recomendação é pular a mamada e aguardar algumas horas, pois o leite ainda pode estar contaminado com a substância. Isso pode fazer com que o bebê sugue menos ou ainda diminuir a produção de leite materno”, afirma a Dra. Erica.

Veja quais são os benefícios da amamentação para a mãe e a para o bebê e saiba como tornar o momento ainda mais proveitoso para os dois: