Muitos casais tentam, mas às vezes o tão sonhado bebê parece não querer vir naturalmente. Os médicos consideram um casal infértil após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso. Nesses casos, o primeiro passo é procurar um especialista para que as causas sejam investigadas e o melhor tratamento, indicado.
Leia também:
Estima-se que 20% da população em idade reprodutiva tem problemas de infertilidade
Idade do ovário é determinante na hora de engravidar
Estresse pode impedir mulher de engravidar
A infertilidade pode ser provocada tanto pelo fator feminino quanto pelo masculino, por isso ambos devem passar por avaliações clínicas. Nas mulheres, endometriose, alterações na ovulação e tubárias são os problemas mais frequentes, enquanto eles podem ter problemas na formação, transporte ou ejaculação dos espermatozoides.
Exames de infertilidade
As mulheres devem procurar um ginecologista que provavelmente solicitará a histerossalpingografia como primeira avaliação. Esse exame é um tipo de raio-x que identifica com precisão possíveis alterações nas tubas ou no útero.
Já para os homens, o melhor profissional é o urologista, que solicitará um espermograma, exame bem simples que avalia a qualidade do sêmen. A coleta é feita no laboratório indicado pelo médico através da automasturbação, de onde segue para a análise.
Identificado o problema, o casal deve procurar uma clínica de reprodução assistida que determinará qual dos tratamentos para engravidar é o mais adequado.
Confira este vídeo em que um ginecologista explica quais são as principais causas de infertilidade masculina e feminina.