Não sabia que estava grávida e bebi cerveja: o que fazer?

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante a gravidez e, segundo a ginecologista Flavia Junqueira, professora da Universidade de São Paulo Ribeirão Preto – USP/RP, o ideal seria interromper seu consumo já na fase de planejamento.

Leia também:
Cuidados durante a gravidez
Seu bebê pode nascer prematuro? Veja cuidados
Pré-natal: obstetra explica tudo

Mas, em alguns casos, há mulheres que demoram a descobrir que estão esperando um bebê e, nesse período, continuam mantendo hábitos que não são saudáveis.

Bebida alcoólica na gravidez

Por isso, assim que descobrir a gravidez, a interrupção deve ser imediata. A médica explica que a abstinência total é a melhor conduta, já que não há quantidade considerada segura.  

“A bebida pode ter efeito teratogênico no feto, causando ocasionais alterações neurológicas, além de ser causa da síndrome fetal alcoólica, que leva à restrição de crescimento intra-uterino, déficit mental, alterações músculo-esqueléticas, geniturinárias e cardíacas”, diz.

Cuidados na gravidez

O consumo de álcool pode acabar levando a uma  gestação de risco e oferecer problemas sérios para a gestante e o bebê. Um acompanhamento médico no pré-natal também é importante para identificar possíveis problemas.