null: nullpx
isBoost-Mulher

Nomes bonitos para bebês e que significam "amor": 21 opções para meninas e meninos

Publicado 8 Set 2020 – 02:37 PM EDT | Atualizado 7 Jan 2021 – 06:00 PM EST
Reações
Compartilhar

A escolha do nome do filho é um momento superimportante, em que, muitas vezes, os futuros papais acabam fazendo longas pesquisas até decidir o favorito.

Se você se identifica com esta situação e está em busca de nomes que tragam referências de "amor" no significado, aqui temos uma lista com 30 sugestões para o seu ou a sua bebê.

Nomes que significam "amor"

1. Aimê

De origem francesa, este nome vem do verbo aimer, que quer dizer "amar". Assim, Aimê significa "a amada".

2. Amanda

É um nome que vem do latim Amandu, Amandus e deriva do verbo amare. Com isso, significa "amável", "o que deve ser amado" e "digno de amor”.

3. Amara

Este nome simboliza o amor através de sua origem espanhola, uma vez que acredita-se que ele tenha surgido a partir de "amare", que também significa "amar".

4. Darlene

Mais popular no Brasil desde que foi exibida a novela "Celebridade", da Globo, com a personagem Darlene, este nome de origem inglesa é uma combinação das palavras "darling" - que significa "querida, amada" - com o sufixo "lene".

5. Esme

Assim como alguns outros desta lista, este nome é bastante diferente, mas também uma ótima opção se você busca o significado "amor". Isso porque a palavra "esmer", em francês, significa estima. O sentido é de "muito amor", "amada", sentimento de afeto a alguém.

6. Filomena

Nome de origem grega, que significa "eu sou amada" ou "amada fortemente". Seu surgimento se deve ao verbo "philoúmai", que traduzido se torna "ser amado". Há, também, o significado relacionado à união dos termos "philos", que significa "amante", e "menos", que quer dizer "força".

7. Freya

Este é um nome que vem do nórdico antigo e que faz referência à uma divindade da mitologia nórdica: Freya, a deusa do amor, da vegetação, da guerra, da morte, entre outros.

Por isso, o nome também carrega o sentido de "deusa do amor" e é uma ótima opção para quem gosta de significados relacionados a simbologias mais místicas.

8. Ludmila

Nome de uma das cantoras pop mais famosas do Brasil atualmente, ele surgiu nos povos eslavos e é formado por dois elementos: lyud, que quer dizer "povo", "população", e mil, que quer dizer "graciosa", "querida". Com isso, resulta o seu significado: "amada pelo povo", "querida pelo povo".

9. Mabel

A origem deste nome inglês está nas palavras Mabel e Mabella, versões medievais do nome vindo do latim Amabilis, que quer dizer literalmente "amável, amorosa".

10. Vênus

Nome forte e com relação ao misticismo, ele vem de uma palavra do latim que significa "o amor", "o desejo sexual". Vale lembrar que, na mitologia romana, Vênus é a deusa do amor e da fertilidade, equivalente à deusa grega Afrodite.

11. Ema

Opção para quem gosta de nomes bem curtinhos, Ema tem origem polinésia e significa "amada".

12. Mila

Proveniente da Rússia, este nome é uma abreviação de Ludmila e, assim como a versão original, significa "a amada do povo".

13. Miriam

Do nome hebraico Miryam (que também originou Maria), ele tem os significados de "amada", "perfeita" ou "rebelde".

14. Amadeu

Este é um nome bastante literal e perfeito para quem quer uma opção com referência religiosa. Isso porque Amadeu é composto pelos elementos em latim "amare", que quer dizer "amar", e Deus, que é literalmente "Deus".

15. Benjamin

Com origem hebraica, este nome é composto por "ben", que significa "filho", e "yasmin", que quer dizer "mão direita". A junção, então, resulta em "filho do lado direito", por extensão, "o bem-amado". Isso porque, como diz a cultura popular, o lado direito é simbolicamente o lado "positivo" das coisas.

16. Davi

Um dos nomes mais populares no Brasil nos últimos anos, Davi tem origem hebraica e vem do termo Dawid e Dawídh, que significa "o amado", "querido", "predileto".

17. David

Também de origem hebraica e uma variação de Davi, este nome também significa "o amado".

18. Erasmo

Originado na Grécia através da palavra "erasmós" - que quer dizer literalmente - "amor" -, este nome acabou ganhando o sentido de "amável" ou "amoroso".

19. Eros

De acordo com a mitologia grega, Eros é o cupido filho da deusa Afrodite. Daí o significado relacionado ao amor.

16. Habib

Nome comum no Oriente Médio e nos países do norte da África, significa literalmente "meu amor","muito amado".

17. Hugo

Entre os três significados deste nome de origem germânica, está o de "coração".

Hugo deriva do elemento "hug", que além de "espírito" e "mente", remete ao próprio coração e, portanto, tem relação com amor em seu significado.

18. Rudá

Primeiro nome de origem nacional da lista, Rudá vem da cultura indígena brasileira, mais especificamente da mitologia tupi, onde ele é o deus do amor.

19. Tadeu

Este nome hebraico vem da palavra em latim "thaddaeus", que tem relação com o aramaico "tedhayya" e o árabe "thady". Seu significado é "coração, peito, seio, íntimo", portanto também tem relação com o que um filho representa para os seus pais.

20. Valentim

Este nome não tem um significado relacionado a amor de fato, uma vez que significa "valente, forte". Contudo, com a popularidade do "Valentine’s Day", ou o "Dia de São Valentim" ("Dia dos Namorados", em grande parte do mundo), ele acabou ganhando um sentido romântico.

21. Romeu

O nome tem origem latina e o seu significado faz referência a Roma, porém ganha um sentido totalmente ligado a amor por ser o nome do protagonista de uma das histórias literárias mais famosas do mundo, "Romeu e Julieta".

Nomes para bebês

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse