Pé de famosa ficou até deformado devido à gravidez: é sinal de perigo?

Desde que anunciou a gravidez da terceira filha em um criativo chá revelação, a atriz Jessica Simpson tem compartilhado fotos no Instagram que mostram um pouco da evolução de sua atual gestação.

Entre uma foto e outra que retrata o dia a dia da família de Jessica, uma imagem recentemente publicada pela atriz na rede social revelou um efeito curioso que a atual gestação tem provocado em seu corpo a ponto de deixar o pé da artista deformado.

Por que pé de Jessica Simpson ficou deformado na gravidez

Em foto compartilhada na conta que mantém no Instagram, Jéssica mostrou que a gravidez da próxima filha tem deixado seu corpo bastante inchado.

O inchaço está tão severo que seus pés ficaram deformados, o que a deixou preocupada em relação a essa mudança do corpo. “Algum remédio? Socorro!”, escreveu a atriz na rede social.

https://www.instagram.com/p/Bsea-QzDFTD/

Inchaço na gravidez: por que acontece

Apesar do susto de Jéssica com o inchaço da gravidez, esse tipo de manifestação é muito comum durante a gestação.

Segundo o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o inchaço pode ocorrer do início ao final da gravidez e, no calor, sua incidência é ainda mais frequente.

“O inchaço corporal nos primeiros meses ocorre porque no período gestacional a mulher passa por mudanças hormonais, entre elas, o aumento da progesterona, principal responsável pela retenção de líquido. Outro hormônio, a aldosterona que afeta o transporte de nutrientes durante a gestação, tendo como consequência o edema nos pés e nas pernas”, afirma.

O médico ainda explica que o inchaço acontece porque o corpo precisa manter a temperatura estável. “No entanto, esse inchaço prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração”, afirma o angiologista.

Inchaço na gravidez: quando pede atenção?

istock

Apesar de ser um processo natural do corpo durante a gravidez, é preciso atentar-se ao inchaço em algumas situações.

“O inchaço é natural, mas é importante alertar que se for uma mudança brusca em um curto período de tempo o caso precisa de atenção especial, pois talvez seja sinal de doença”, conta a ginecologista e obstetra Denise Gomes.

Se acontecer de maneira muito rápida, o inchaço pode ser um dos sintomas para a pré-eclampsia, o que coloca a gravidez em risco. Pernas e pés muito inchados, assim como dores nessa região e alteração na cor da pele podem ser ainda indícios da trombose na gravidez.

“Vermelhidão, inchaço e dores nas pernas podem ser provocados por alterações na circulação venosa e podem levar à trombose”, orienta Elwing.

Como amenizar o inchaço da gravidez

Algumas práticas no dia a dia da gestante ajudam a amenizar o inchaço da gravidez. Veja algumas:

Beber água

O mais indicado é consumir entre 2 e 3 litros por dia, o que ajuda a acelerar o funcionamento dos rins e, assim, diminuir o inchaço.

Evitar comidas industrializadas

Ricos em sódio, gorduras e conservantes, produtos industrializados fazem mal ao organismo e dificultam a circulação sanguínea. O ideal é diminuir ou evitar seu consumo.

Não ficar em pé

Ficar em pé isso favorece o acúmulo de líquido nos membros inferiores. Para quem trabalha sentada, o mais indicado é fazer pequenas caminhadas durante o dia.

Elevar os pés

Na hora de dormir, eleve os pés por alguns minutos para melhorar o retorno venoso. Depois, vire de lado e coloque um travesseiro entre as pernas, isso ajuda a melhorar circulação sanguínea.

Evitar roupas apertadas

Evite usar roupas muito apertadas, que também dificultam o transporte de líquidos e sangue pelo corpo.

Dispensar o salto

Evite usar salto alto durante a gravidez, o formato do sapato prejudica o bombeamento de sangue das pernas para o coração, piorando o inchaço e as dores na coluna.

Manter pernas descruzadas

Evite sentar com as penas cruzadas, isso pode agravar câimbras e formigamento, já que atrapalha a livre circulação de sangue.

Praticar atividade física

Faça exercícios leves regularmente. Caminhar, por exemplo, é importante para melhorar o fluxo de sangue, prevenir o aparecimento de varizes e a dilatação dos vasos.

Corpo da mulher na gravidez