É bastante comum que crianças vivenciem em algum momento de sua infância um quadro de verminose. Hábitos comuns do período, como colocar tudo na boca e o contato constante com outras crianças tornam os pequenos mais propensos a adquirir vermes em seu organismo.
Diante dessa “facilidade” alguns pais decidem medicar seus filhos com remédios contra vermes antes mesmo da criança desenvolver um quadro, o que, de acordo com o https://www.youtube.com/watch?v=Qp5p4w5SCgU” target=”_blank”>pediatra Dr. Yechiel Moises, é um grande equívoco.
Verminose: o que é?

Conforme o Dr. Moises, a verminose é uma doença provocada por vários possíveis parasitas e protozoários que geram diversos sintomas.
Sintomas comuns
- Cólicas
- Sensação de gases
- Distensão abdominal
- Enjoo, mudança do apetite
- Falta de disposição
- Fraqueza
- Diarreia
- Vômito
- Perda de peso
- Anemia
- Febre
- Problemas respiratórios
- Coceira anal
Medicação de rotina? Não!

Ainda de acordo com o especialista, o remédio de verme não previne nada, ou seja, ele só age quando o quadro de verminose já existe.
Ele explica que se uma criança pega verme em uma alimentação contaminada, o remédio dura no corpo por uma semana, ou seja, depois de uma semana a criança está suscetível a pegar o verme novamente.
Então o médico afirma que o ideal é ir ao médico, fazer o diagnóstico para identificar qual é o verme, fazer os exames necessários e seguir as orientações e medicamentos passados pelo profissional.

Moisés chama atenção dos perigos de se automedicar, especialmente considerando que nenhum medicamento é livre de efeitos colaterais.
Existem pessoas que são alérgicas ao medicamento e, nesses casos, tomar o remédio sem precisar é dar chance para desenvolver um quadro alérgico grave.
Doenças na infância
- Meningite bacteriana na infância
- Doenças de verão: conheça as mais comuns e proteja seu filho
- Osteoporose: prevenção deve começar ainda na infância