As glândulas sebáceas do couro cabeludo só começam a funcionar na puberdade, por isso, como os bebês suam bem pouco e seus cabelos são menos oleosos, lavar o cabelo do recém-nascido durante o banho não precisa ser uma regra. Ou seja, lavar ou não a cabeça do bebê todos os dias fica a critério dos pais.
Em dias muito frios, por exemplo, não tem problema deixar de lavá-los.
Importância de lavar cabelo do bebê
Para alguns especialistas, entretanto, independente se o bebê ele tem ou não muito cabelo, é importante lavar a cabeça e isso deve acontecer todos os dias. É que eles são mais vulneráveis a infecções e probleminhas de pele, por isso, é importante mantê-los sempre limpos.
No entanto, se o bebê tomar mais de um banho por dia, não é preciso lavar o cabelo mais de uma vez. Um banho com sabonete apenas basta, use somente água quando for refrescar o bebê mais de uma vez por dia, mesmo que molhe a cabeça ou queira higienizar a pele. Evite o uso excessivo de produtos.

Pelo mesmo motivo, não é necessário usar shampoo nem condicionador. O próprio sabonete utilizado no banho do bebê, que têm pH neutro e são menos alergênicos, é recomendado para que se lave o corpo todo, inclusive a cabeça.
Para finalizar, o ideal é que o bebê não durma de cabelos molhados. Principalmente, se tiver bastante cabelo, mas isso também fica a critério dos pais. Quando os fios são bastante fininhos e o clima estiver ameno, o cabelo tende a secar rapidamente.
Para incentivar o raciocínio e a aprendizagem
- Como estimular a inteligência do seu filho: 7 dicas de ouro
- 5 alimentos que melhoram a inteligência: Conheça
- Pai presente pode ajudar a desenvolver inteligência da criança