Polícia descobre um dos autores do perfil do “Homem Pateta”

por | jul 15, 2020 | Gravidez e bebês

Desde o final de junho, relatos e alertas a respeito de perfis com fotos do “ Homem Pateta” (pessoa caracterizada como uma versão distorcida do personagem Pateta, da Disney) têm chamado atenção na web por colocar crianças em risco – e, na última terça-feira (14), policiais de Sorocaba, no interior de São Paulo, encontraram um dos responsáveis por um destes perfis que assustam crianças e até incentivam o suicídio.

Polícia identifica autor de um dos perfis do “Homem Pateta”

Em uma busca rápida nas redes sociais, é possível encontrar uma infinidade de perfis usando imagens do tal “ Homem Pateta” e o nome Jonathan Galindo – e, embora não seja possível apontar que todos eles surgiram com este objetivo, alguns deles miram crianças na internet, atraindo-as para conversas, assustando-as com desafios perigosos e incentivando-as a tirar a própria vida.

Agora, porém, um destes perfis foi desmascarado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. Em nota enviada ao VIX, a Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia Seccional de Sorocaba cumpriu recentemente um mandado de busca e apreensão na casa de um suspeito de estar por trás de uma das contas do “Homem Pateta”, descobrindo tratar-se de um adolescente.

https://www.instagram.com/p/CCbLK99Jnvd/?lite=1

Aos policiais, o jovem confessou o envio das mensagens e, conforme informou o delegado Rodrigo Ayres em entrevista à TV Sorocaba (afiliada do SBT na região), ele direcionava as mensagens a pessoas que conhecia na vida real. “Ele passava a dizer que a conhecia, ameaçando de forma velada essas crianças, e exigindo que elas cumprissem certos desafios, senão teriam que se mutilar”, afirmou.

A busca foi realizada após cinco boletins de ocorrência serem registrados na cidade e, nela, o celular do adolescente foi apreendido e enviado para perícia. Todo o material da investigação será encaminhado à Vara da Infância e Juventude e o jovem, que é menor de idade e não teve o nome real divulgado, poderá responder pelos atos infracionais de ameaça e instigação ao suicídio.

“Homem Pateta” no Brasil

Conforme informou a Polícia Civil de Santa Catarina em um alerta direcionado a pais, professores e guardiões de forma geral em junho, os perfis em questão usam fotos distorcidas do personagem Pateta, da Disney, para esconder a própria identidade, e alguns deles cometem crimes virtuais, entrando em contato com crianças e instigando-as a participar de “brincadeiras” perigosas.

https://www.instagram.com/p/CCTzXgLDY_D/?lite=1

Embora a origem dos perfis não seja clara, há registros da existência deles desde 2017, especialmente provenientes de países de língua espanhola. Muito conhecidos no México, eles recentemente “migraram” para o Brasil imitando até o nome deles (Jonathan Galindo), e enquanto alguns deles não parecem oferecer ameaça e sequer são ativos, outros estão cometendo estas infrações.

Além do alerta da Polícia Civil de Santa Catarina, houve também relatos de investigações atribuídas à Polícia Civil do Distrito Federal, e os relatos se assemelham a outros crimes virtuais investigados nos últimos anos, como o jogo da Baleia Azul e as imagens da boneca Momo.

Crianças