Por que você não pode deixar porta do quarto do seu filho aberta a noite, segundo bombeiros

por | mar 27, 2019 | Gravidez e bebês

Um caso de incêndio que viralizou nas redes sociais mostra aos pais que uma atitude bem simples pode salvar vidas: manter a porta do quarto dos filhos fechada à noite enquanto eles dormem.

Os bombeiros da cidade de New Fairfield, nos Estados Unidos, compartilharam no Facebook duas imagens da porta de uma casa que pegou fogo acidentalmente. Nas fotos é possível ver que esta precaução evita a propagação das chamas, diminuindo os riscos de morte em casos de incêndios.

Fechar a porta do quarto pode salvar vidas?

O post divulgado pelo Corpo de Bombeiros local explica que a porta fechada protegeu o quarto contra o fogo. Enquanto em um dos lados ela foi severamente danificada, o outro ficou intacto. O fato de estar fechada, como explicam, evitou que as chamas invadissem (e destruíssem) outro cômodo da residência.

Além de reduzir a fumaça, esta ação corriqueira ajuda a diminuir as temperaturas e melhorar o nível de oxigênio, explicaram.

Na publicação, o órgão escreveu:

De acordo com a Major BM Joyce, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, as portas fechadas compartimentam o ambiente e consequentemente diminuem o fluxo de oxigênio, evitando que as chamas sejam alimentadas.

O que a profissional explica, no entanto, é que não é possível dizer que deixar a porta fechada evita que o fogo se espalhe, mas a medida altera a velocidade com que isso acontece. “É importante frisar que a medida não significa a não propagação das chamas, e sim uma retardação, que pode ser maior ou menor, a depender da carga de incêndio e potencialidade das chamas”, comenta.

O que fazer em caso de incêndio?

De acordo com a corporação, os principais passos para se proteger em uma situação de incêndio são:

  • Se você perceber que há fogo em casa, primeiro tente descobrir a origem. Mas sem chegar muito perto do foco do incêndio. Se for possível, controle o foco do fogo;
  • Se não for possível, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, desligue a chave geral de energia da casa, desligue o abastecimento de gás, pegue documentos e remédios importantes e saia do local;
  • O fogo pode se alastrar com maior fluxo de ar, então, não abra as portas e janelas;
  • Se não conseguir sair de casa, feche uma porta e vede ao máximo as brechas para a fumaça não entrar. Cubra a boca e o nariz com um pano molhado para não inalar os gases tóxicos e cubra-se com um cobertor molhado de material resistente às chamas.

Segurança