Durante o período de gravidez, uma das maiores preocupações de toda gestante é o aumento de peso e o medo de não conseguir eliminar os quilinhos extras adquiridos mesmo após o parto. E, ao contrário do que diziam os médicos de muito antigamente, a prática de atividades físicas pela gestante é não somente indicada, como também capaz de promover o bem-estar da futura mamãe e a boa forma necessária para os nove meses de gestação e a hora do parto.
Benefícios da atividade física para gestante
De acordo com o ginecologista Renato de Oliveira, a prática de exercíos físicos durante a gestação garante muitos benefícios para a mãe e também para o bebê. “Os efeitos positivos da atividade física durante a gravidez vão muito além do controle de peso”, revela o especialista. Por mais moderada que seja a atividade, o hábito do exercício físico também é capaz de:
- aliviar as tensões;
- melhorar a circulação sanguínea;
- melhorar o condicionamento cardiorrespiratório;
- melhorar a postura;
- fortalecer a musculatura abdominal;
- diminuir as dores lombares;
- prevenir o diabetes gestacional;
- facilitar a recuperação pós-parto.
gestante-alongamento-chao-1216-1400×800.jpg
gestante-alongamento-chao-1216-1400×800.jpg
Benefícios para o bebê
Uma mãe que leva uma vida saudável e que pratica esportes durante a gestação promove benefícios também para o desenvolvimento do bebê. Em uma gravidez ativa, há ainda menores chances de gerar um filho obeso e com diabetes.
Outras notícias sobre parto
- Parto normal após cesárea é possível: Wanessa Camargo é elogiada
- Como tornar uma cesárea um parto humanizado? Médico explica
- Recuperação pós parto humanizado é melhor do que os habituais