Quais exames devo fazer antes de engravidar?

Antes de engravidar é fundamental que a mulher realize alguns exames médicos para descobrir se a gestação pode trazer alguns riscos para sua própria saúde, para a do bebê ou ainda para verificar se o corpo está preparado para iniciar a gravidez. Para isso, a mulher deve procurar um médico de confiança que irá indicar e analisar os testes necessários para garantir, ao máximo, a segurança da gestação. Saiba quais são os principais exames pré-concepcionais que você deve realizar.

Leia também:
8 exames pré-natal que toda mulher deve fazer 
Não consigo engravidar; quais exames devo fazer? 
10 exames que ajudam a descobrir as causas da infertilidade

Hemograma completo

O exame tem como objetivo verificar variações de elementos no sangue. Com ele, os médicos podem diagnosticar doenças como anemia, infecções e outras anormalidades sanguíneas. Assim, é possível identificar controlar problemas que possam afetar a saúde da mãe e do bebê.

Fator Rh e tipo sanguíneo

O Rh é um tipo de proteína que está presente no sangue de algumas pessoas (classificadas como Rh+) e ausente no sangue de outras (classificadas como Rh-). Mulheres que são Rh- podem ter bebês Rh+ (caso também tenha fator Rh+) e o contato entre dos dois, especialmente na hora do parto, pode fazer com que a mulher produza anticorpos contra o Rh do filho – o que pode acarretar problemas em uma segunda gravidez.

Nesses casos – identificados no exame – o médico poderá prescrever uma vacina de imunoglobulina anti-RH para eliminar esse risco.

Glicemia de jejum

O exame acusa a presença da diabetes melittus e aponta o risco de desenvolvimento da doença – ainda que a mulher não apresente nenhum sintoma. O exame é indispensável antes da gravidez porque a diabetes aumenta os riscos de aborto espontâneo e de má formação no feto, especialmente no coração.


exames-antes-de-engravidar-2.jpg

Urina

Utilizado para detectar a presença de bactérias dos mais diversos tipos na urina – mesmo que a mulher não apresente nenhum sintoma. O exame é importante porque algumas infecções, quando não tratadas, podem desencadear contrações uterinas e provocar parto prematuro.

Fezes

Alguns parasitas intestinais podem provocar perda de ferro, mineral fundamental para a formação do feto e para a saúde da mãe durante a gravidez.