Quem já teve dor nas costas pode sofrer na gestação: saiba o que pode ajudar

por | out 10, 2016 | Gravidez e bebês

Um dos incômodos mais comuns que acontece em decorrência das transformações do corpo durante a gestação, a dor nas costas atinge até 80% das mulheres grávidas. Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, as dores na coluna durante a gravidez costumam se intensificar a partir do quinto ao sétimo mês de gestação e podem durar até o pós-parto.

Gestação e dor na coluna

Dores nas costas durante a gestação são muito comuns. Estima-se que de 50 a 80% das mulheres grávidas terão algum tipo de dor lombar nesta fase. Elas costumam se intensificar a partir do quinto mês de gravidez, porém algumas gestantes começam a tê-las depois da oitava semana.

De acordo com o fisioterapeuta Giuliano Martins, as grávidas com histórico de dores nas costas antes de engravidar têm mais chance de ter algum incômodo. “O desconforto acontece porque hormônios como a relaxina e o estrógeno provocam frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia”, explica.

istock

Como evitar?

Tudo isso, aliado ao crescimento do útero e ganho de peso na barriga onde os músculos abdominais vão perdendo o tônus, só aumenta a chance de lordose lombar e sobrecarga na porção inferior da coluna.

Por isso, para garantir uma gestação sem transtornos e tentar reduzir o desconforto ao máximo, as atividades físicas são tão importantes. “Exercícios de relaxamento e alongamento, massagem, fortalecimento das estruturas que sustentam o peso, trabalho postural, hidroterapia e condicionamento físico, como pilates e Reeducação Postural Global (RPG), são excelentes técnicas de alívio e combate”, finaliza Martins.

Mais informações sobre a gestação