A insulina é o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar do sangue. A grosso modo, quando o corpo não consegue produzi-la em quantidade suficiente, desenvolve a doença conhecida como diabetes. A diabetes gestacional, ao contrário dos outros tipos da doença, dura geralmente apenas o período da gestação e aparece quando a mulher passa a produzir menos insulina do que deveria devido aos hormônios da gravidez.
Apesar de passageira, a diabetes gestacional é motivo de preocupação para as mães, uma vez que requer uma série de cuidados para assegurar a sua saúde e a do bebê. Para além disso, é comum mulheres que passaram por esse quadro ficarem apreensivas sobre a possibilidade de desenvolver a doença futuramente.
Diabetes e amamentação

Estudos demonstram que uma mulher que passou por um quadro de diabetes gestacional tem mais chances de desenvolver diabetes, isso porque pâncreas, órgão responsável pela liberação de insulina, já deu sinais de que talvez não consiga dar conta de excessos de açúcar no sangue.
Nesse sentido, o quadro anterior serve de alerta para que a mãe mantenha uma vida saudável. Mas para além disso, a amamentação também é uma ótima aliada no combate à diabetes.
https://media.giphy.com/media/xUySTMt4EcfU3HK7mM/giphy.gif
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo demonstrou que mulheres que passagem por diabetes gestacional e amamentam têm o risco de desenvolver diabetes reduzido.
A https://www.instagram.com/p/BrBCrQwFkzr/”>ginecologista Dra. Luciana Deister postou em sua página esse estudo que analisa a influência da amamentação na tolerância à glicose no pós-parto. A pesquisa analisou 132 pacientes que foram divididos em grupos que amamentaram e não amamentaram – a maioria das pessoas estavam na faixa de sobrepeso e/ou obesidade.
Aleitamento materno e resistência à diabetes
Foi observado que as pacientes que amamentaram apresentaram índice de massa corporal (IMC) pré-gestacional menor que as que não amamentaram. No grupo que não amamentou, percebeu-se uma concentração maior de insulina no organismo durante o jejum. Com isso, os pesquisadores concluíram que existe relação estatisticamente significativa entre a amamentação e a diminuição do risco de desenvolver intolerância à glicose.
Com isso em vista, o aleitamento materno pode ser considerado uma intervenção efetiva de baixo custo e fácil acesso a todas as pacientes no puerpério.
https://www.instagram.com/p/BrBCrQwFkzr/
Diabetes gestacional
- Diabetes gestacional: o que pode comer
- Diabetes gestacional põe saúde do bebê em risco
- Diabetes gestacional pode causar complicações no parto