https://www.instagram.com/p/BY8YjHzHKEv/
Mamãe do pequeno Rocco, de um aninho, Rafa Brites usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao Dia Mundial da Amamentação, celebrado todos os anos no dia 1º de agosto, e que dá inicio a Semana Mundial da Amamentação.
No post feito em seu Instagram, ilustrado com uma foto em que aparece dando o peito ao menininho, a apresentadora relembrou como foi difícil aprender a dar de mamar e citou diversos problemas que enfrentou ao amamentar o filho.
Porém, no mesmo texto, ela também aproveitou para encorajar outras mamães a não desistirem da amamentação e deu sua melhor dica para acertar na pega do bebê.
Pega correta do bebê
Rafa explicou na publicação que foi orientada a esvaziar o peito antes de amamentar. “Eu tirava só gotas, até descobrir que, para o mamilo ficar lá no palato mole do bebê, tem que tirar muito [leite] para ficar bem molinho, caso contrário escorrega”, disse.
https://www.instagram.com/p/BUGIBiZll7d/
Embora pareça simples, esse truque utilizado pela artista é um velho conhecido dos especialistas em amamentação e ele realmente funciona na hora de facilitar a pega do bebê. Além disso, ele também evita que a mulher sinta dores ao dar de mamar.
“Essa dica é antiga e primordial. É a base para uma boa pega. Fazer o esvaziamento areolar antes de dar o peito é fundamental para que o bebê pegue adequadamente. É o famoso teste de flexibilidade areolar”, esclarece Loise Chamusca, enfermeira obstetra que é consultora em aleitamento materno.
Segundo a especialista, quando a mama está muito cheia de leite, o bico do mamilo tende a ficar mais duro, dificultando a sucção adequada do bebê. Ao esvaziar o peito, a aréola do mamilo amolece naturalmente, a ponto do bico chegar até o chamado palato mole do bebê, que fica bem no fundo da boquinha.

Teste de flexibilidade areolar
O teste de flexibilidade areolar mencionado por Loise é muito importante principalmente para as mamães de recém-nascidos. É ele que irá ajudar a mulher a identificar se o bico do peito está endurecido ou não.
Para realizá-lo, basta apertar levemente a região da aréola com as pontas dos dedos antes de colocar o bebê para mamar. O ideal é que saia um pouco de leite neste processo.
https://www.instagram.com/p/BVMa_aeBpjA/
A especialista reforça que esse teste deve ser feito sempre com as mãos, sem ajuda da bombinha de leite. Isso porque o apetrecho não consegue desfazer nódulos na mama e, às vezes, pode causar um edema areolar (inchaço na região).
“As mãos são bem práticas e esvaziam a aréola adequadamente. Pense que é preciso primeiro ‘abrir’ a portinha para o leite passar. Só depois disso, você pode usar a bombinha para ordenhar o restante do leite”, afirma.
Armazenamento de leite materno

Para não desperdiçar esse alimento rico em nutrientes, Loise ainda orienta que o leite retirado do peito nesse processo de “esvaziamento” seja armazenado – seja para o consumo futuro do próprio bebezinho ou para ser doado aos bancos de leite.
“A mãe pode armazenar o leite, de forma adequada, em frascos de vidro com tampa plástica ou em recipientes já apropriados para isso. Esses frascos precisam sempre ser esterilizados e identificados com a data e hora da ordenha. Na geladeira, o leite pode ficar por 12 horas e no freezer por 15 dias. Já o aquecimento deve ser em banho-maria”, explica.
https://www.instagram.com/p/Bl9cMakno0j/
Dicas que ajudam na amamentação
- Não consegue amamentar? Dica simples estimula produção de leite materno
- 8 dicas para o bebê pegar bem o peito e saber que ele está mamando direito
- Como superar 5 dificuldades que você provavelmente terá na amamentação