Até os dois anos de idade, a barreira da pele ainda não está perfeitamente desenvolvida, o que faz com que os bebês absorvam mais os químicos do que deveriam. Mesmo que todo produto de higiene feito para crianças seja mais solúvel em água, tenha pouca gordura e uma quantidade mínima de conservantes, para não irritar a pele sensível delas, há uma série de outros ingredientes que podem oferecer riscos para o bebê, como as fragrâncias, corantes e óleos minerais.
Cabelo de bebê: shampoo ou sabonete?
Mesmo com todo rigor e cuidado, o uso do shampoo e condicionador não é recomendado em bebês. O ideal é que estas fórmulas sejam evitadas nos primeiros meses de vida da criança. Todos esses produtos quando são aplicados nas crianças dentro da banheira, como deixam resíduos na água e também na pele do bebê, não são aconselhados. A não ser que você enxágue a pele antes de secar.
Dispense o uso de shampoo e condicionador, o banho pode ser realizado apenas com sabonete de pH neutro ou glicerinado mesmo para lavar os cabelos. As glândulas sebáceas do couro cabeludo só começam a funcionar na puberdade, por isso, como os bebês suam bem pouco e seus cabelos são menos oleosos, lavar o cabelo do recém-nascido durante o banho não precisa ser uma regra.

Para alguns especialistas, entretanto, independente se o bebê ele tem ou não muito cabelo, é importante lavar a cabeça e isso deve acontecer todos os dias. É que eles são mais vulneráveis a infecções e probleminhas de pele, por isso, é importante mantê-los sempre limpos. Entretanto, se perceber qualquer reação ou irritações em forma de manchas vermelhas, bolhas, descamações, lesões e coceiras, pode ser pelo uso de produtos de higiene inadequados.
Mate a curiosidade sobre bebês
- 8 coisas incríveis que o bebê sente dentro da barriga
- Como deixar o bebê mais inteligente ainda dentro do útero
- Desenvolvimento do bebê na barriga: Vídeo impressionante mostra