Sabonete líquido é melhor para seu bebê

Pele de bebê é bem diferente da epiderme adulta. “Estudos recentes mostram que a pele continua em processo de formação até o primeiro ano de vida, ou seja, ainda está em processo de adaptação ao ambiente fora da barriga da mãe. É por isso que a pele do bebê é tão fina, sensível e frágil”, explica a dermatologista Carla Yuri, de São Paulo, especialista em dermatologia infantil.

Por terem uma pele tão delicada, os pequenos não podem usar qualquer tipo de sabonete para o banho. “Produtos para uso adulto têm um PH alcalino, que pode destruir a camada superficial da pele do bebê, levando ao ressecamento excessivo e irritação. Além de possuírem corantes, fragrâncias e conservantes que podem causar uma dermatite de contato”, ressalta Yuri, que indica: “Os mais recomendados são os líquidos, suaves, sem sabão, sem fragrância, com PH neutro ou ligeiramente ácido, que não irritem a pele nem os olhos do bebê”, afirma a médica.

Os sabonetes liquídos têm ainda mais vantagens sobre os em barra: ” Além de possuírem menor risco de contaminação por bactérias e fungos, são mais econômicos e duram mais”, ressalta. Mas só isso não é suficiente para acertar a escolha do produto para o banho do bebê. É importante que as mães estejam sempre atentas aos rótulos dos produtos. “Evite aqueles que contenham triclosan, presente nos sabonetes antissépticos, e glicerina, que pode causar ressecamento e irritação. Também exclua o lauril sulfato de sódio, responsável por irritações e dermatite de contato”, alerta a dermatologista.

Após a escolha do sabonete ideal, é preciso que ele seja usado da maneira correta, para evitar danos à pele sensível do bebê. “Aplique somente em regiões como o rostinho, pescoço, dobras e a área que fica coberta pela fralda. Não se esquecendo de que  banho do bebê deve ser com água morna, numa temperatura próxima à  corporal, com duração de, no máximo, cinco minutos, sem o uso de esponjas ou algum outro tecido. É importante que não fiquem resíduos do sabonete. Então, sempre enxague o corpo do bebê em água corrente”, finaliza Yuri.

Leia também

Alteração nos olhos do bebê pode ser sinal de doença

Amamentação é vital ao bom desenvolvimento da face

Tomar sol todo dia ajuda bebês a absorverem vitamina D