https://www.instagram.com/p/BpsS1EZFrsp/
Sabrina Sato já revelou ter reduzido sua rotina intensa de exercícios depois que engravidou. A apresentadora está na reta final de sua primeira gestação e, enquanto espera a chegada de Zoe, a futura mamãe resolveu apostar em algumas técnicas que ajudam na hora do parto.
Exercícios de Sabrina Sato para o parto
Recentemente, em seu Instagram, através dos stories, a mamãe compartilhou uma dica para ajudar o nascimento da filha através do parto normal.
“A mamãe está aqui, tentando de tudo pra ver se nasce. Tem que caminhar, tem que se exercitar, pra ajudar ela a descer”, disse no vídeo em que aparece caminhando de forma leve na esteira de academia.
https://www.instagram.com/p/BmHkrdUAbzH/
Caminhar ajuda no parto?
Em casos em que a mulher já completou 38 semanas gestação, exercícios que estimulem o parto normal podem começar a serem praticados pela futura mamãe.
Entre as técnicas bem simples e fáceis de realizar está a caminhada – que pode ser feita na rua ou em parques, e até mesmo em academias, como fez Sabrina.
É importante que a mulher mantenha uma velocidade baixa e caminhe com tranquilidade. A caminhada é efetiva na hora de se preparar para o parto, pois ela fortalece os músculos inferiores, o que acaba por facilitar sua dilatação e, assim, o parto vaginal.
Além de também ajudar na recuperação da mamãe, que tende a ter menos dores, já que sua musculatura já foi trabalhada durante a gestação e se recupera mais rápido.

O exercício simples ajuda a mulher independente da posição do nascimento, no entanto, deve ser feito com orientação médica e a mulher deve ficar atenta aos sinais do corpo e nunca forçar seus limites.
Além da caminhada, a artista já revelou apostar em mais uma técnica que promete facilitar o parto para mãe e bebê, os exercícios na bola que fortalecem o assoalho pélvico.
O que é fisioterapia pélvica?
A fisioterapia pélvica é composta pelos exercícios de Kegel, movimentos criados pelo médico norte-americano Arnold Henry Kegel na década de 40 e que visam tonificar o assoalho pélvico, também chamado de períneo, que é o conjunto de músculos responsável pela bexiga, ânus, útero, vagina e uretra.

A musculatura controla todas essas partes do corpo e, quando não fortalecida, pode gerar incontinência urinária – que é bastante comum nas grávidas – dificulta o parto e não torna a relação sexual tão prazerosa quanto deveria.
A técnica é ainda mais indicada para as mulheres que querem tentar o parto normal ou humanizado – que é o caso de Sabrina. Isso porque os exercícios ensinam a mulher a controlar toda a região do períneo, que irá auxiliar na hora da expulsão do bebê.

“A grávida aprende o jeito certo de fazer força para que seu filho nasça, além da hora correta de relaxar os músculos, tolerando sua presença no canal vaginal”, explica a fisioterapeuta Laura Della Negra. Em consequência, o trabalho de parto acontece de forma mais fácil e rápida.
Sexo na gravidez ajuda o parto?
Outra técnica bem fácil é o sexo na gravidez, que também foi recomendado a apresentadora agora na reta final da gestação.
De acordo com especialistas, a relação sexual não deve ser suspensa durante a gravidez, a menos que a mulher apresente uma gestação de risco – como foi o caso de Sabrina, que apresentou hematomas subcoriônicos no primeiro trimestre. Nesse caso, é necessário aguardar a liberação médica.

A ginecologista e obstetra Mirna Nakano, do Hospital São Luiz, em São Paulo, conta que o sexo acaba funcionando como uma atividade física, favorecendo assim o sistema cardiorrespiratório e a flexibilidade da gestante.
A profissional ainda afirma que manter relações sexuais no decorrer da gestação também é benéfico para o feto.
“Durante o orgasmo, o útero da mulher se contrai, fazendo uma certa pressão que libera mais sangue e endorfina para o bebê, proporcionando uma sensação de prazer também para ele”, conta.
Gestação de Sabrina Sato
- Agachamento que Sabrina faz na gestação não sobrecarrega a lombar
- 3 restrições que Sabrina Sato colocou na alimentação durante a gravidez
- Problema de Sabrina Sato pode parecer menstruação e pede repouso