null: nullpx
angústia-Mulher

Seis meses: seu bebê está cada dia mais participativo

Publicado 30 Jun 2016 – 05:44 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

-Desenvolvimento neuropsicomotor - a partir deste mês, seu bebê é capaz de aprontar cada vez mais. Ele já senta com apoio, fixa e acompanha objetos pequenos, alcança e segura objetos, observa os arredores, fica apreensivo com estranhos, consegue se virar e rolar o corpo, volta-se em direção dos sons, reconhece brinquedos favoritos e alimentos e podem surgir os primeiros dentinhos. Portanto, muito cuidado e nunca deixe a criança sozinha no banho ou no trocador, nem por um segundinho, ofereça brinquedos inquebráveis, laváveis, e sem peças pequenas.

-Alimentação- leite materno, suco de frutas, papa de frutas e almoço (refeição de sal), passado na peneira.

-Vacinação- 3ª dose da DPT (tétano, difteria e coqueluche), 3ª dose da Hib (haemophilus influenza), 3ª dose da antipoliomielite, 3ª dose da pneumocócica, 3ª dose da hepatite B e 1ª dose da influenza (contra gripe).

- Doenças mais comuns - infecção de vias aéreas superiores, bronquiolite e exantema súbito- uma doença viral benigna, muito comum nessa faixa etária, cujos principais sintomas são: febre alta de início súbito, que se mantém por alguns dias, e quando a mesma desaparece totalmente, surgem pintinhas vermelhas no rosto e corpo (lembre-se, porém, que só seu médico pode fazer o diagnóstico preciso dessa doença). Outro dado importante é que, a partir desta idade, o bebê já não deve mais apresentar estrabismo e caso o mesmo persista, consulte seu pediatra.

- Para estimular o desenvolvimento - faça passeios ao ar livre, converse calma e claramente com o bebê, ofereça brinquedos coloridos, laváveis e inquebráveis com peças grandes (por exemplo: bolas, argolas, caixas com outras caixinhas dentro) e deixe-o brincar no chão, em um quadrado com proteção macia para amortecer eventuais quedas.

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse