O momento de inserir novos ingredientes na alimentação do bebê é sempre recheado de dúvidas.
Conforme expõe a https://www.instagram.com/p/BsJfID1hLkW/”>nutricionista Andreia Friques, de modo geral qualquer fruta pode estar presente no novo cardápio do pequeno, contudo é necessário ter alguns cuidados.
Algumas frutas são laxantes e outras dão mais energia, então é necessário saber dosar o quanto oferecer, além de ficar atento às particularidades do pequeno.
Além disso, algumas frutas devem ser apresentadas, de preferência, quando o bebê já tiver um maior controle da mastigação, pois podem oferecer riscos de engasgar. É o caso da uva e da jabuticaba.
Atenção ao corte das frutas
Tanto a uva quanto a jabuticaba são uma ótima opção de fruta para o pequeno, contudo, a nutricionista chama atenção para um cuidado indispensável na hora de oferecer as frutas.
A especialista explica ser necessário fazer um corte longitudinal no alimento, e retirar suas sementes. Essa orientação é essencial para evitar engasgamento.
Alimentos pequenos pedem atenção
Alimentos pequenos, como uva, jabuticaba, tomate-cereja, entre outros, são de tamanho semelhante aos das vias aéreas dos bebês e, por isso é necessário um corte longitudinal, para que não haja riscos dele engasgar ou sufocar.
https://www.instagram.com/p/BsJfID1hLkW/
Alimentação do bebê
- De 0 a 12 meses: veja as 5 fases da alimentação do bebê
- Guia para alimentar seu bebê dos 12 aos 24 meses: o que dar
- 7 alimentos para começar a dar para o seu bebê antes do 1º ano