Síndrome do Túnel do Carpo atinge 60% das grávidas, mas quase ninguém sabe o que é

Muito comum entre as gestantes, a Síndrome do Túnel do Carpo afeta as mãos, dedos e pulsos, causando dor, formigamento e dormência na região.

Muitas vezes, estes sintomas são confundidos com outras patologias, levando a futura mãe a se preocupar mais do que deveria.

Este é um distúrbio comum na gravidez por causa do inchaço provocado pelo excesso de líquidos no organismo e pelo alargamento de ligamentos articulares.

A mulher pode começar a sentir os sinais desta síndrome durante a gestação ou perceber que as dores se intensificaram durante este período.

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

Esta síndrome acontece pela compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e controla as sensações nas mãos e dedos. No pulso, este nervo passa por uma passagem estreita chamada Túnel do Carpo.

Quando essa estrutura é comprimida surgem os sintomas, como dificuldades de fechar as mãos e segurar objetos, além de formigamento e dormência na região.

Este problema, que não acontece só na gravidez, pode ser consequência também de outros fatores, como lesões por esforço repetitivos, traumas e inflamações, como a artrite, por exemplo. E até mesmo o uso excessivo de smartphones.

Tratamentos recomendados

Existem formas caseiras de amenizar as dores causadas pela Síndrome do Túnel do Carpo, como a realizar compressas e mergulhar as mãos em água morna. Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer após o nascimento do bebê.

O problema é que, dependendo da intensidade da lesão, carregar o pequeno no colo de um lado para o outro pode piorar a condição, aumentando ainda mais a compressão do nervo. Por isso, ao sentir os primeiros sinais da síndrome, é preciso buscar ajuda médica.

Somente um especialista pode avaliar com precisão a gravidade do problema para prescrever remédios e indicar o tratamento adequado, que vai desde a utilização de órteses para imobilizar a região do pulso até o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Em casos graves, é necessário recorrer à cirurgia.

Problemas comuns na gravidez