Durante a gravidez é bastante comum e necessário dar atenção extra à alimentação e, claro, aos medicamentos que só devem ser administrados por indicação do médico. Procedimentos estéticos como drenagens e até mesmo tinturas de cabelos também costumam ser evitados pelas grávidas em algum período, mas há pouca preocupação com cremes e maquiagens.
Leia também:
5 cuidados básicos durante a gravidez para ter seios bonitos após ser mãe
12 sintomas de gravidez inimagináveis e muito estranhos: da gengiva ao ronco
De onde vem cada quilo ganho na gravidez: números incríveis desvendados
De acordo com uma pesquisa realizada pelo hospital Suny Downstate Medical Center e Universidade do Estado de Arizona, nos Estados Unidos, uma substância antibacteriana chamada parabeno, normalmente usada como conservante de cosméticos e outros produtos, pode afetar hormônios no desenvolvimento do feto quando aplicada em mulheres grávidas.

O estudo, publicado na revista “Environment International” e divulgado também pelo site “Science Daily”, aponta que o parabeno é utilizado há décadas e tem aprovação governamental. Porém, a substância pode ser passada de mãe para filho através do cordão umbilical, afetando, em teoria, a saúde não só do bebê como também o da mãe.
Teste realizados em animais apontaram distúrbios e desregulação endócrina, mas, segundo Laura A. Geer, uma das responsáveis pela pesquisa, ainda não é possível dizer, de fato, que o parabeno também pode provocar os mesmos efeitos em seres humanos e, ainda, a quantidade da substância que poderia causar problemas em fetos.
Conheça cuidados com o corpo que a mulher deve ter durante a gravidez:
[bolsatv cuidados-com-o-corpo-durante-a-gravidez]