https://www.instagram.com/p/CMUq_x2rBuz/
A pequena Titi, filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, tem uma coleção de bonecas especiais desde pequenininha. Especiais porque, apesar de comuns, carregam um significado maior: o da a importância de a criança se reconhecer, aprendendo assim a amar também suas características físicas. “Isso é muito importante para minha filha e para muitas outras crianças”, afirma Ewbank.
Bonecas de Titi
https://www.instagram.com/p/CMUrGJRLNPT/
A atriz já mostrou em seu Instagram todas as bonecas da filha. “São ‘bonecas Titi’, porque são todas como ela”.
De pele negra, cabelos afro e roupinhas lindas, típicas do estilo de Titi, as bonecas foram ganhadas de fãs e seguidores de Ewbank, que entendem, assim como ela, a importância da representatividade.
https://www.instagram.com/p/CMUrKIDLwqe/
Uma das bonecas, feita de tecido e usando uma bandana amarela como as que Titi usava quando era pequenina, foi presente de Renata, criadora da Love Me Dolls, uma loja de bonecos artesanais e de crochê. “Coloquei ‘lentes’ nos óculos dela. e os óculos são removíveis! Ela foi com várias roupinhas!”, detalhou no Instagram da marca.
Bonecas negras e representatividade
https://www.instagram.com/p/CMUrNnBLnke/
A verdade é que um brinquedo é muito mais do que só diversão. Para muitas crianças, principalmente meninas, bonecas também podem ser uma inspiração: as pequenas se espelham, brincam como se vivessem como aquela figura e podem se ver identificadas naqueles corpos em miniatura.
https://www.instagram.com/p/BOVuZGsBE9I/
É essencial que, assim como na vida real, a diversidade esteja presente também nos brinquedos, para que se derrube preconceitos e padrões. Por isso é tão importante que, cada vez mais, hajam opções de bonecas e bonecos negros no mercado.
https://www.instagram.com/p/BMhvKnohkQ9/
Hoje, a grande maioria das bonecas e princesas em lojas e nos filmes ainda têm cabelos loiros e pele clara, o que pode influenciar crianças negras a se espelharem no que não são e crianças brancas a não enxergarem a diversidade como algo natural, reforçando assim preconceitos já enraizados na sociedade.