Quem toma pílula anticoncepcional costuma saber exatamente a data em que a menstruação acontece. Por isso, quando ela não vem, surge logo a dúvida: será que estou grávida? É claro que essa primeira hipótese a ser levantada pode sim acontecer, especialmente se houve relações sem o uso de preservativo, já que a pílula não é 100% segura.
Leia também:
Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
Tomar pílula anticoncepcional em excesso traz riscos
10 dúvidas sobre ovulação, período fértil e métodos de contracepção
“As pílulas têm eficácia de cerca de 98%, não são métodos infalíveis mesmo utilizando de forma adequada. O principal erro é o esquecimento”, diz o ginecologista e obstetra Jurandir Passos, especialista em Medicina Fetal do Delboni Medicina Diagnóstica.

Não menstruei, e agora?

Mas se a gravidez não estava nos planos, não é preciso se desesperar. A falta da menstruação pode ter diversas outras causas. “Os hormônios que os anticoncepcionais contém são artificiais e, devido a isso, apresentam alguns efeitos colaterais, dentre os quais está a menor capacidade de estimulação do endométrio, que é o material que sai durante a menstruação. Essa menor estimulação pode ir se intensificando a ponto de chegar a levar a mulher a ficar sem menstruar em um determinado mês”, esclarece.
Segundo ele, nesses casos a parada da pílula durante o período indicado na cartela faz com que os hormônios naturais voltem a agir e a estimular o endométrio novamente, fazendo com que a menstruação retorne. Se isso não acontecer, a recomendação é procurar um médico para verificar melhor cada situação e receber o tratamento indicado.