Quando o homem e a mulher querem muito engravidar buscam todas as formas possíveis e inimagináveis para isso, inclusive diversas posições de relações sexuais; vale tudo. Mas, entre essas posições, a grande dúvida é: transar em pé diminui as chances de engravidar?
É mito!
Não diminui nenhuma chance de engravidar. Se houver penetração e ejaculação dentro da vagina, os riscos são exatamente os mesmos que se transar deitado ou de lado. Justamente por isso, se não quiser engravidar, não arrisque essa posição, use preservativo ou outros métodos contraceptivos.
Por que é mito?
Há quem diga que, se transar de pé e se mantiver nessa posição, os espermatozoides teriam mais dificuldade em chegar às trompas para fecundarem o óvulo. Porém, não se pode esquecer que os espermatozoides são rápidos e ágeis, com uma mobilidade incrível, e não há gravidade que os impeça de chegar ao destino final.

Curiosidades
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o esperma de uma ejaculação possui de 39 a 300 milhões de espermatozoides. Destes, menos de 10 mil conseguem percorrer o caminho da vagina até a região das trompas de Falópio, sendo que apenas um deles (ou até mais em caso de gêmeos ou trigêmeos) será o vencedor desta corrida. Ou seja, algum entre esses 10 mil será ágil o suficiente para vencer a gravidade.
Mitos ou verdades?
- Tamanho é documento? Sexóloga esclarece dúvidas
- Os mitos do sexo oral: não acredite mais neles
- Sexo virtual: mitos e verdades da relação online