Apesar do nome em inglês, técnica não é nova e é recomendada até pelo Ministério da Saúde
Você já ouviu falar do tummy time? Do inglês, esse nome significa “tempo de barriga” e se refere a deixar o bebê de bruços, acordado e sob supervisão, por alguns minutos ao longo do dia. Embora pareça algo simples e banal, esse hábito tem um papel fundamental no desenvolvimento do bebê. Entenda!
Para que serve o tummy time?
Segundo o Ministério da Saúde, você pode começar a prática ainda nos primeiros dias de vida. “Do nascimento aos 2 meses de idade, o tummy time pode ser iniciado, deitando a criança de barriga para baixo e chamando a atenção com brinquedos, pronunciando o nome do bebê e estimulando a levantar a cabeça. Mostrar objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 centímetros dos olhos da criança, movendo-os para cima, para baixo e para os lados também é uma boa dica.”
Além disso, você pode olhar nos olhos do bebê enquanto fala para instigá-lo a erguer a cabeça.

Como fazer o tummy time?
- Escolha um local seguro, como um tapetinho no chão ou uma manta no sofá, sempre sob supervisão;
- Coloque o bebê de bruços;
- Converse, cante ou use brinquedos coloridos para manter a atenção dele;
- Mantenha sessões curtas no início e vá observando a reação do bebê. É normal que ele se canse rápido nos primeiros dias.
Por que o tummy time é tão importante?
“O tummy time fortalece os músculos do pescoço, braços, pernas e abdômen, já que se esforçam para observar o que acontece ao seu redor. A prática é benéfica, recomendada por profissionais de saúde e contribui para as demais fases do desenvolvimento, como sentar, engatinhar e andar”, afirma o documento do Ministério da Saúde.
Além disso, o tummy time contribui para prevenir o achatamento na parte de trás da cabeça, comum em bebês que passam muito tempo deitados. Outro ponto positivo é que esse momento fortalece o vínculo entre pais e bebê. Afinal, é uma oportunidade diária de interação, troca de olhares e estímulo sensorial.