Nós amamos uma boa lista de dicas para cuidados da pele, mesmo sabendo que a pele de todo mundo é diferente, e é muito comum a recomendação de uma solução única, que serve pra todo mundo. Mas, felizmente, os dermatologistas existem! E são os únicos profissionais que, de fato, podem nos ajudar a ter uma pele saudável. Você deveria realmente tirar o máximo proveito da sua consulta, porém, nem todo mundo esclarece as dúvidas que deveria perguntar. Se esse é seu caso, aqui vão algumas sugestões para lembrar.
Leia também:
Espinhas nas costas: dermatologista ensina como acabar com elas
Coisas que seu dermatologista nunca te contou sobre manchas de sol
Dermatologista das famosas ensina receitas milagrosas para pele seca e oleosa
10 perguntas que nunca fez ao dermatologista:
1. Posso sair ao sol com esta receita? Enquanto a exposição ao sol não é exatamente comemorada no mundo dermatologia, para piorar, alguns tratamentos podem tornar a sua pele ainda mais sensível à luz solar. Se você está tomando uma medicação tópica ou oral para a pele, não se esqueça de perguntar ao seu médico se o sol vai comprometer seu tratamento.
2. Com que frequência devo usar esfoliante? Existem inúmeras formulações de esfoliantes com ingredientes sem fim, e dependendo do seu tipo de pele, esfoliação pode desempenhar um papel muito importante para manter a pele fresca. Para peles sensíveis, grânulos esfoliantes menores serão mais suaves, enquanto que para peles oleosas, abrasivos maiores podem ser melhore. Pergunte ao seu dermatologista quantas vezes seu rosto deve ser esfoliado e que tipo de esfoliante vai trabalhar melhor na sua pele.
3. Quais alimentos devo evitar? Se você tem, ou nem sabe, alergia ao glúten, pergunte ao seu dermatologista quais os alimentos ou tratamentos para pele precisa evitar. Certos ingredientes (como glúten) podem se esconder em alimentos e cosméticos, e alterar drasticamente a sua pele.
4. Existem ingredientes que podem irritar a minha pele? Muito parecido com a comida, há ingredientes de cuidados da pele que devem ser evitados a todo custo, dependendo do seu tipo de pele. Para quem tem acne, peróxido de benzoíla faz maravilhas, mas a mesma substância pode tornar a pele ainda mais seca. Converse com seu médico.
5. Posso fazer tratamento facial em clínicas estéticas? Poucas coisas são mais luxuosas do que um day-spa, mas podem deixar sua pele irritada e com mais chance de erupções. Descobrir se sua pele vai se beneficiar de um tratamento facial antes de realizá-lo, vai fazer você economizar um monte de estresse e dinheiro.
6. O que pode causar minha acne? Gatilhos para acne estão todo tempo ao nosso redor, e se você encontrar a raiz do problema, estará um passo mais perto da solução. Dependendo, se a sua acne é causada por dieta, estresse ou mudanças hormonais, você pode bolar um plano de ataque que realmente pode funcionar.
7. Há alguma mudança em minhas manchas de sol? Considerando a quantidade de exposição ao sol que estamos recebendo diariamente, manchas de sol precisam ser verificadas periodicamente para acompanhar anormalidades. Assim que você notar uma mancha estranha na sua pele, peça para seu dermatologista ficar de olho nela. A detecção precoce é a chave para a prevenção do câncer de pele.

8. Qual é o melhor hidratante para o meu tipo de pele? Independentemente do seu tipo de pele, você já deve estar usando algum hidratante. Você só precisa ter certeza de que é o mais indicado para você. Pele hidratada é menos propensa a rugas e outros sinais de envelhecimento.
9. Que produtos não vão machucar a minha pele? Se você perguntar sobre determinados produtos ou marcas específicas, tendo uma lista de produtos que gostaria de adotar, ou já se utiliza, pode ajudar na hora da consulta. Anotando alternativas à sua lista, você pode ir direto para qualquer farmácia ou perfumaria sem ter que questionar o que está comprando.
10. Posso me livrar dessas cicatrizes? Cada cicatriz é diferente, e dependendo de quão profunda uma cicatriz está enraizada na sua pele, o dermatologista pode ser capaz de ajudar a remover uma cicatriz. Mas, se você não perguntar, você nunca vai saber.