Com tantas personalidades abraçando a bandeira da autoceitação, muitas mulheres decidiram rejeitar padrões ultrapassados e acolher a própria beleza natural.
É o caso de muitas artistas que abandonaram o alisamento químico dos cabelos e adotaram a transição capilar para descobrir a forma dos próprios fios, mostrando curvaturas, volumes e cores totalmente diferentes.
A seguir, contamos um pouco da história de 12 famosas que encararam o processo e voltaram aos fios naturais. Confira:
Famosas que fizeram transição capilar
Taís Araujo
Taís foi uma das primeiras artistas que aderiram a transição capilar e se tornou uma inspiração para muitas mulheres no Brasil.
Em 2016, a atriz publicou em seu Instagram um grande depoimento sobre a mudança de seu cabelo. O início de seu processo foi há 17 anos, logo depois que terminou a novela “Da Cor do Pecado”, da TV Globo, onde interpretava a protagonista.
“Na época nem sabia que tinha um nome. Meu desejo era deixar meu cabelo natural depois de tantos anos usando química. Eu nem me lembrava como ele era”, contou.
Atualmente com um dos cabelos cacheados mais desejados, Taís segue sendo um exemplo empoderado para quem também quer recuperar os fios naturais.
“É tão legal a gente se olhar no espelho e se reconhecer como realmente é e gostarmos de ser como somos. Mudar é legal também, vale tudo, só não vale ser quem você não é! Lisa, cacheada, crespa, careca… não importa! Seja quem você é e sinta-se bem como você quiser”, escreveu.
Maisa
Quem não se lembra dos cachinhos da apresentadora quando ela ainda era criança? Com o passar dos anos, Maisa deu adeus ao visual da infância e passou a apostar em alisamentos químicos e o auxílio do secador e chapinha para manter os fios lisos.
A decisão de retomar o cabelo natural, contudo, aconteceu em 2018, quando ela parou de fazer escova progressiva – primeiro no cabelo todo, e depois na franja.
Mesmo ainda usando acessórios para arrumar os fios para seu trabalho na televisão, a jovem fez questão de usar as redes sociais para compartilhar todo o seu processo de transição capilar.
Finalmente, em julho de 2020, Maisa chegou ao esperado momento do corte, que tirou totalmente as partes do cabelo alisadas com química e manteve somente a parte natural.
“Vocês sabem o quanto eu esperei por esse momento e o quanto ele significa pra mim e pra minha transição capilar. Que alívio! Como é bom mudar”, ela comemorou no Instagram ao revelar o novo visual.
Kéfera
A atriz e influencer também usou as redes sociais para compartilhar e inspirar outras pessoas com sua transição capilar, iniciada em 2018, depois de passar dez anos alisando os fios com escova progressiva.
“Tô confusa, mas tô gostando e tentando me acostumar ao meu natural de novo… Espero que esse post sirva de inspiração e dê esperança às meninas que estão cogitando a transição”, disse ela logo no início do processo.
Já ao longo da mudança, Kéfera dividiu com os seguidores tudo o que viveu para conseguir encontrar produtos adequados ao seu tipo de cacho.
https://www.instagram.com/p/B8IBxLHJNhn/?lite=1
Hoje, a famosa adota de vez o visual natural e compartilha fotos poderosas com seus fios soltos. “A própria leoa. Eu tô um nojo com esse cabelão”, escreveu em uma publicação.
Ludmilla
https://www.instagram.com/p/B3NAvs1Alu_/?lite=1
Sempre com um novo visual, Ludmilla exibiu seus cachos naturais pela primeira vez em dezembro de 2017, em um ensaio para a revista Cosmopolitan.
Na ocasião, a cantora contou que alisava os fios desde os sete anos, porque estudava em colégio particular e era a única a ter cabelos crespos.
Depois de se tornar famosa, contudo, ela decidiu passar pela transição e cortou o cabelo bem curtinho para eliminar todas as químicas, deixando os fios naturais crescerem embaixo da lace.
Atualmente, Ludmilla ainda aposta nas laces para mudar o estilo de cabelo, mas sem deixar de mostrar também sua versão natural.
Brunna Gonçalves
Adepta assumida das laces, Brunna exibiu seu cabelo cacheado pela primeira vez em maio de 2020, depois de passar dois anos só usando o acessório por não se sentir confortável com seus fios.
Assim como tantas outras mulheres, a dançarina começou a fazer alisamento ainda adolescente, por se comparar com outras meninas.
https://www.instagram.com/p/CAtlh0-pZKg/?lite=1
Ao compartilhar seu visual natural no Instagram, ela comemorou o resultado da mudança e a sensação de liberdade ao assumir os cachos.
“Depois de dois anos escondendo o meu cabelo por baixo das laces, finalmente me sinto preparada e confortável de mostrar o meu cabelo natural! SIM, estou apaixonada pelos meus cachinhos! Me sinto a mulher mais linda do mundo!”, escreveu no post.
Giovana Cordeiro
Giovana nunca achou seu cabelo natural feio, porém tinha dificuldades em cuidar dele. Com isso, dos 13 aos 17 anos, ela alisou os fios com a ajuda da escova progressiva.
“Eu não tinha ideia de como fazer para sair de casa e manter o cabelo bonito até voltar. […] Nessa época todo mundo apareceu com a progressiva e a reação de alívio das pessoas me impressionou. Todas as propagandas eram sobre como deixar seu cabelo liso e ‘domado’. Eu perdi minhas referências e não tinha nenhuma informação sobre cachos”, contou em uma publicação do Instagram.
Depois de finalmente decidir abandonar os procedimentos químicos, Giovana passou três anos se dedicando à transição de seus fios.
“Com 17, eu fiz a minha última progressiva. Eu resolvi arriscar, já não tinha mais uma resposta convincente quando me perguntavam por que eu alisava. Eu acreditei que meu cabelo era bonito e que não tinha por que eu ficar dando surra de formol nele de três em três meses mais”.
Com isso, a atriz se tornou uma grande inspiração sobre o tema, já que desde o início de sua transição fez questão de ajudar e encorajar outras mulheres a passarem pelo mesmo processo.
Assim, acabou criando a hashtag #AguentaFirme no Instagram, como forma de incentivá-las a não desistirem diante das dificuldades desta mudança.
“Cabelo cacheado não dá trabalho. Dá prazer! Prazer de cuidar e entender a beleza da própria natureza”, disse em outro post na rede social.
Bruna Vieira
Com mais de 1,9 milhão de seguidores no Instagram, a influencer costuma fazer posts empoderados sobre seu cabelo natural.
Em outubro de 2016, Bruna fez um vídeo em seu canal do Youtube para anunciar que abandonaria a química para conseguir recuperar seus cachos.
Desde então, ela compartilha dicas sobre seu tipo de cabelo e também se tornou inspiração nas redes sociais.
“Você não precisa odiar sua antiga versão para amar a nova. Transição capilar é LIBERDADE de pentear, modelar ou simplesmente não fazer nada”, escreveu em uma das publicações feitas no Instagram.
Lellêzinha
https://www.instagram.com/p/B9czu4anOP5/?lite=1
A atriz e cantora começou muito cedo a alisar seus fios naturais: com apenas seis anos!
O motivo, assim como tantas outras artistas, foi tentar seguir o padrão de beleza de mulheres de cabelo liso.
https://www.instagram.com/p/CCliS_7H_ON/?lite=1
Foi só aos 15 anos que Lellê decidiu abandonar a chapinha e a escova e encarar a transição capilar para ter seu visual natural de volta.
Juliana Paes
O período de afastamento social pelo coronavírus fez com que a atriz começasse a exibir cada vez mais seu cabelo natural nas redes sociais.
Com isso, desde março de 2020, Juliana compartilhou a nova curvatura dos fios, comemorando os cachos que agora estão sem qualquer química para alisamento.
Além disso, a artista tem dividido com suas seguidoras algumas técnicas e dicas que aprendeu nos últimos meses para cuidar de cabelos cacheados.
“Tenho usado muito azeite com baixa acidez no cabelo para dar uma hidratada. Passo à noite, faço uma trança frouxa e vou dormir. No dia seguinte, lavo como de costume e deixo ele secar naturalmente. Acho que a melhor hidratação para os cabelos é deixá-los secarem naturalmente”, disse.
Paula Amorim
A ex-BBB decidiu abandonar o alisamento depois de passar mais de 15 anos apostando em tratamentos químicos.
Atualmente, ela usa o Instagram para dividir com sua seguidoras cada etapa e conquista de sua transição, além de compartilhar mensagens inspiradoras sobre amor próprio e empoderamento.
“A última vez que alisei os fios foi em novembro do ano passado. Tem sido uma experiência interessante. Já faz mais de 15 anos que aliso meu cabelo, então estou redescobrindo meus cachos e estou amando! Aprenda a amar todas as suas versões. Você é linda do jeitinho que é e do jeito que você quiser ser!”, escreveu em um post.
Gleici Damasceno
https://www.instagram.com/p/BzBa2bpn0BF/?lite=1
Desde a adolescência, Gleici Damasceno costumava usar os fios bastante lisos antes de decidir começar a transição.
O motivo que a levou a mudar o cabelo tão jovem foi o mesmo de várias outras famosas: ela queria se parecer com as meninas da escola que tinham o visual liso.
https://www.instagram.com/p/CCoe3Nln5p0/?lite=1
Entre cortes, alongamentos e até tranças bem longas, a ex-BBB segue compartilhando com seus seguidores nas redes sociais a evolução de seu processo.
“Meus cachinhos aparecendo e estou amando. Alguém aqui já passou pela transição capilar ou tem vontade? Aceito dicas”, disse em uma foto.
Ellora Haonne
A youtuber passou pela transição capilar aos 16 anos, em um processo gradativo e, portanto, um pouco mais lento. No começo, ela deixou o alisamento químico, mas ainda usava chapinha.
Com o passar do tempo, também abandonou o acessório e passou a usar seus fios totalmente naturais.
Depois de bastante tempo curtindo o cabelo num comprimento médio, Ellora decidiu passar a tesoura e adotar um visual cacheado curtinho.