Elas não aceitam desaforo: não precisa de muito descuido para que as solas dos pés fiquem grossas e ásperas, parecendo uma lixa. Se você usa muito salto ou se esquece de hidratar diariamente essa parte do corpo, sabe o que é isso. O pior de tudo é que para deixar os calcanhares lisinhos de novo é preciso muito trabalho. Para facilitar a recuperação da pele dos pés, preparamos uma lista com os tratamentos caseiros mais potentes.
Leia também
10 medidas para usar salto sem sofrer
Hidratação com bepantol funciona?

Os melhores cremes: a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que, para que tenha efeito, a hidratação dos pés precisa ser feita todos os dias. O hidratante comum ajuda, mas existem princípios ativos que podem acelerar e intensificar os resultados. Carla Albuquerque recomenda cremes à base de ureia, lactato de amônio, glicerina, manteiga de karitê, óleo de semente de uva, aquaporinas e silicone.

Potencialize a ação na hora de dormir: para que o hidrante faça uma ação ainda melhor, enrole os pés em papel filme e, em seguida, coloque uma meia. O plástico esquenta os pés, o que causa a abertura dos poros e a maior absorção do produto, e ainda evita que a meia absorva o creme. A meia serve para que o papel filme permaneça no lugar e ainda ajuda a esquentar os pés. A noite é o melhor período para fazer o tratamento profundo, pois o creme fica mais tempo em contato com a pele.

Esfolie ao invés de lixar: lixar os pés pode causar efeito rebote: como esse hábito faz uma remoção muito intensa da pele de uma vez só, o corpo entende que precisa compensar a perda e os pés acabam ainda mais grossos e ásperos. Uma medida mais gentil, mas igualmente eficiente, é esfoliar os pés. Escolha um esfoliante com grânulos grandes e aplique nos pés logo após um banho morno. Faça movimentos circulares, esfregando o creme na pele, por aproximadamente um minuto.

Ainda sobre a esfoliação, você pode estender a massagem para a parte sob os dedos e até para o peito do pé, mas esfregue com mais suavidade nessa área. Enxague em seguida. ’O indicado é realizar a esfoliação uma vez por semana ‘, recomenda a esteticista Vanessa Suzuki, da clínica Kirei. Uma ótima ideia é aplicar o hidratante logo após a esfoliação, pois, com as células mortas removidas, a absorção será muito maior.