No calor, principalmente, nossas pernas tendem a ficar mais inchadas porque acontece uma vasodilatação das veias. Como o corpo precisa favorecer a transpiração e fazer uma troca mais eficiente de calor com o meio-ambiente, acaba retende mais líquidos por segurança. Além disso, a vasodilatação ocorre para que a pressão interna dos vasos sanguíneos e sistema linfático não fique muito alta. Com isso, as pernas e pés acabam inchando.
Leia também:
Conheça os diferentes tipos de massagem e seus benefícios
O que é massagem ayurvédica
Drenagem linfática: passo a passo para fazer em casa
Nos dias quentes, também já ocorre naturalmente uma alteração normal da pressão arterial, que geralmente fica mais baixa. Com isso, eventualmente, também consumimos mais sal, o que contribui para o organismo reter ainda mais líquido. É como um ciclo vicioso. Para evitar desconforto, aposte em massoterapias.
Massagens indicadas no calor:
Shiatsu
A massagem japonesa é recomendada para reequilibrar a energia do corpo, e por isso, pode remediar uma série de doenças já nas primeiras sessões. Segundo a terapia oriental, a energia vital circula por canais chamados de Meridianos. Quando ocorre uma alteracão nesse fluxo, há um desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ocasionando excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo, que levam aos sintomas de doenças. O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, trazendo saúde e bem-estar
Drenagem Linfática
A massagem tem como objetivo estimular o sistema linfático, uma complexa rede de vasos responsável pela circulação dos fluidos pelo corpo. Assim, fluindo de forma mais eficiente, a linfa pode eliminar toxinas mais facilmente, reter menos líquido, ativar a circulação sanguínea e, consequentemente, combater a celulite e o acúmulo de nódulos de gordura. A massagem melhora a circulação local para eliminação de líquidos acumulados nos tecidos.

Massagem de relaxamento
É realizada através de estímulo profundo e relaxante, que restabelece o equilíbrio do corpo e mente. Normalmente, aplica-se um óleo essencial que, como os de alecrim e hortelã, quando absorvidos pela pele, também refrescam. Os movimentos realizados têm como principal função promover a melhoria da circulação sanguínea, remover substâncias tóxicas, aliviar o stress e restabelecer a área psico-emocional, fisiológica e energética de cada indivíduo.