Além de prevenir a gravidez indesejada, a ação da pílula anticoncepcional pode ser benéfica para a beleza da pele e dos cabelos: os hormônios presentes nestes contraceptivos são quase iguais àqueles fabricados pelo corpo feminino e, por isso, conseguem resultados semelhantes no controle da oleosidade da pele, queda de cabelos e aparecimento de pelos.
Para aproveitar essas vantagens, a mulher deve consultar um médico e saber qual é a pílula mais indicada. Se isso não acontecer, há riscos de efeito rebote, provocando inchaços e o surgimento de problemas de pele, como a acne por exemplo.
Tomar pílula: erros que afetam a pele e cabelos
Para ter resultados positivos na beleza da pele e dos cabelos, é preciso seguir a orientação do especialista quanto ao tipo de pílula anticoncepcional recomendada e o seu uso, não esquecendo de tomar a pílula todos os dias no mesmo horário e não mudar o remédio sem consultar o médico. Veja os erros mais comuns:
1 – Escolher a pílula sem consultar um médico
O anticoncepcional altera os níveis hormonais no corpo e essas taxas variam de uma pílula para outra. Por isso, é recomendado usar um anticoncepcional que faça bem para o organismo. No caso das mulheres com acne, a pílula correta para combater o problema traz drospirenona ou acetato de ciproterona. Essas substâncias conseguem controlar a oleosidade da pele, diminuindo o surgimento de espinhas.
2 – Não voltar ao médico
Muitas mulheres até seguem a recomendação médica na hora de escolher a pílula, mas não costumam voltar ao ginecologista quando notam mudanças no corpo. Alguns anticoncepcionais têm um índice maior de estrogênio, que estimula a absorção de água no corpo, causando a sensação de inchaço e retenção de líquido. Outro inconveniente é o excesso de pelos que aparecem, inclusive, no rosto. Para combater esses problemas, o médico também poderá indicar uma pílula que diminuem os níveis de hormônios andrógenos.
3 – Esquecer de tomar a pílula
As pílulas anticoncepcionais possuem baixos níveis hormonais e, por isso, sua eficácia fica comprometida quando a mulher esquece de tomá-las com frequência. O remédio de uso contínuo contribui para a beleza da pele e dos cabelos e, a oscilação dos hormônios, pode causar aumento da produção das glândulas sebáceas, piorando a oleosidade na pele e na raiz dos fios, provocando, inclusive a queda de cabelos.
4 – Pílula do dia seguinte
Ao contrário dos contraceptivos de uso regular, a pílula do dia seguinte traz uma alta dose de hormônios – o equivalente a meia cartela da pílula comum. E isso acaba desequilibrando as taxas hormonais do corpo. Além de efeitos colaterais como dores de cabeça e vômitos, tomar com frequência a pílula do dia seguinte pode piorar a acne e até manchas na pele.
5 – Tomar a pílula em horário errado
Quem toma a pílula para controlar a oleosidade da pele e tratar a acne, não ingerir todos os dias no mesmo horário prejudica a eficiência do remédio. Alguns contraceptivos trazem formulações que atuam na inflamação na pele e a oleosidade, contribuindo na diminuição da incidência das espinhas.