6 alimentos que pioram muito a rosácea e merecem atenção de quem vive o problema

A rosácea é uma doença crônica, mais comum em mulheres após os 35 anos, que se manifesta inicialmente com vermelhidão nas bochechas ou espinhas avermelhadas, dilatação dos vasinhos sanguíneos que se tornam visíveis através da pele do rosto e hipersensibilidade ao sol. O que pouca gente percebe é que há uma relação bastante direta com alimentação muito calórica e pouco saudável, além do baixo teor de vegetais na dieta.

Alimentação pode piorar saúde da pele

Por isso, no inverno, o quadro costuma se intensificar já que os hábitos alimentares peculiares da estação costumam ser mais calóricos. Preste atenção na sua dieta, especialmente, se você também tem erupções vermelhas que coçam próximas às maçãs do rosto, colo e regiões mais gordinhas dos braços e das costas. Veja quais itens maneirar na alimentação:

1. comidas muito apimentadas;
2. açúcar;
3. condimentos;
4. gorduras;
5. carboidratos refinados;
6. bebidas alcoólicas.

Se você tem erupções vermelhas e coceira, essa condição chamada acne rosácea também pode estar relacionada a uma reação às leveduras nos folículos pilosos. Predisposição genética, alterações hormonais e emocionais também podem estar envolvidas no aparecimento da rosácea. Além disso, claro, a presença de agentes infecciosos é fundamental para o aparecimento da rosácea.

Livre-se da chata da espinha