7 cuidados para deixar cabelos crespos lindos e hidratados

Até pouco tempo atrás, quem tinha cabelo crespo se via em uma situação complicada. Pouca informação, nada de produtos específicos. Agora a realidade é outra! Existem linhas pensadas para manter os fios hidratados e com aquele brilho que a gente respeita. Aprenda maneiras incríveis de deixar seu crespo muito mais lindo.

1 – Aposte nos produtinhos certos

Se você ainda tem dúvida sobre o seu tipo de cabelo, aqui vai uma dica: a curvatura dos cabelos crespos é fechada, chegando a ficar com um formato de “Z” ou bem juntinhos.

Para quem tem esse formato, é importante priorizar finalizadores com a identificação 4A, 4B, 4C. Isso indica que foram desenvolvidos para cabelos crespos e, por isso, possuem os ativos certos para evitar ressecamento e facilitar os cuidados.

2 – Coloque os óleos vegetais para jogo

O formato dos cabelos crespos dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo saia da raiz e chegue ao comprimento. Mas com alguns truques, isso não será problema. Um deles é fazer umectação antes de lavar.

Com os fios secos, escolha um óleo vegetal da sua preferência (coco, rícino, babosa…) e aplique da raiz ao comprimento. Deixe agir por 30 minutos, no mínimo, e lave normalmente. Durante a lavagem, passe shampoo apenas na raiz. Usar muitos produtos de higienização vai ressecar os fios.

Outro cuidado importante é priorizar shampoos e condicionadores livres de sulfato, silicone e parabenos, que são agressivos à fibra capilar e limpam profundamente, removendo totalmente a oleosidade.

3 – Massagem relaxante e eficiente

Ao lavar os cabelos, massageie a cabeça com a ponta dos dedos por dois minutos. O movimento potencializa a limpeza e estimula a produção de oleosidade natural do couro cabeludo, que protege os fios e preserva a hidratação por mais tempo.

Ainda sobre a hora do banho, não deixe a temperatura da água muito quente. Esse hábito desequilibra a camada hidrolipídica do cabelo – responsável por regular a quantidade de água e óleo do fio. O resultado é mais oleosidade na raiz, falta de brilho e ressecamento nas pontas. Além disso, dilata a estrutura dos fios e aumenta as chances de quebra, embaraçamento e aspecto poroso. Ou seja, melhor evitar! O ideal é lavar com água morna ou fria.

4 – Desembaraçado fácil

Tentar desembaraçar ou pentear quando estiverem secos é pedir para sofrer, não é mesmo? A melhor hora é durante o banho com condicionador ou máscara de hidratação. Outra opção é com creme de pentear, com os fios ainda molhados. Passe e desembarace com os dedos. Se sentir necessidade, use um pente com dentes largos.

5 – Sem medo da tesoura

É normal que algumas garotas sintam-se inseguras na hora de cortar o cabelo. Sabemos que um centímetro já faz diferença na finalização e deixa o encolhimento mais evidente. Por outro lado, abrir mão do corte vai trazer problemas como falta de definição e pontas duplas. Com o tempo, isso compromete a saúde do fio e dificulta o crescimento.

Converse bastante com o cabeleireiro e crie uma relação de confiança. Sabendo que o profissional vai fazer exatamente o que você pedir, esse momento fica muito mais tranquilo. Além disso, busque quem já tem experiência com o seu tipo de cabelo. Eles vão saber o caimento perfeito para valorizar os seus fios naturais e já não são tão presos a ideias que ficaram no passado. Alô, franja! Quem disse que não pode?

6 – Não fuja do cronograma capilar

Hidratação, nutrição e reconstrução são etapas necessárias e essenciais. Aqui tem uma sugestão de tabelinha para seguir e se organizar. Lembrando que cada cabelo reage de um jeito. É importante experimentar e ver o que funciona melhor para você.

De modo geral, a hidratação pede produtos com ativos como o panthenol, aloe vera, vitaminas, mel, glicerina, entre outros. Para nutrir, procure pelos que trazem na composição óleos vegetais e manteigas. Por fim, na reconstrução, vale investir em produtos à base de queratina, creatina, colágeno e abacate.

7 – Finalização com estilo

Seja qual for a sua forma de finalização preferida, deixar secar naturalmente é uma boa tática. O uso em excesso de secador, mesmo com o difusor, retira a umidade e pode deixar com um aspecto poroso.

Para quem gosta de mais definição, misturinhas de gelatina ou gel e creme de pentear deixam o formato bem marcado durante o dia. Se a ideia é ousar com um estilo black bem volumoso, use pente garfo, mas tenha cuidado. Antes de começar a modelar o volume, tenha certeza de que o cabelo está desembaraçado e sem nós. Agora é só desfilar por aí com o seu crespo poderoso!

Quer arrasar com cachos e crespos poderosos e com um volumão de dar inveja? Com a linha #todecacho, da Salon Line, você vai divar com um hair nas alturas. Vem descobrir mais sobre a linha queridinha das cacheadas!