Os sapatos de salto alto são queridinhos de muitas mulheres e, quem gosta dos modelos mas não os usa com frequência, provavelmente já enfrentou uma ou outra situação constrangedora ao caminhar. Pisar em falso, tropeçar, tremer as pernas e andar meio sem equilíbrio são algumas situações comuns para quem não tem muita prática.
Leia também:
É possível usar salto alto sem sentir dor no pé? Veja cuidados e produtos na missão
Como evitar bolhas nos pés causadas por sapatilhas? Dicas de ouro
Pés de princesa: passo a passo caseiro para acabar com a pele seca sem lixar
Para não pagar mico ao desfilar por aí com seu salto, confira oito regras de ouro que vão te ajudar a ficar muito mais elegante e confortável.
Como andar bem de salto alto
O primeiro passo para ficar confortável no salto (e desfilar por aí) é escolher um modelo adequado ao seu pé – sapatos muito apertados ou folgados irão dificultar a movimentação e render dores musculares mais tarde.
Não tem jeito: o salto diminui a velocidade da caminhada para a maioria das pessoas. Por isso, evite correr ou andar muito rápido com ele, especialmente se você não tem muita prática, além do desequilíbrio, você ainda pode levar um tombo daqueles.
Sapatos com saltos largos são mais fáceis de andar, assim como aqueles que contam com uma plataforma (chamada meia-pata) na parte da frente. Se a ocasião exigir que você ande mais ou permaneça muito tempo de pé, prefira esses modelos.
Para um andar mais elegante, mantenha as pernas fechadas e as pontas dos pés retas. Ao colocar um pé à frente do outro durante a caminhada, você melhora seu equilíbrio e ainda consegue um movimento mais bonito, estilo Gisele Bundchen.
Ao descer e subir escadas, utilize os corrimões e apoie bem a parte da frente do pé no degrau. Se a superfície for estreita, pise em diagonal para não correr o risco de tropeçar.
Você pode treinar os passos em casa, descalça, andando nas pontas dos pés – isso ajudará a fortalecer as pontas (onde o peso maior fica apoiado) e a melhorar seu equilíbrio.
Mantenha a postura ao caminhar: deixe os ombros abertos para fora e mantenha os braços próximos ao corpo para se equilibrar melhor. Para evitar movimentos robóticos, relaxe os braços e punhos e deixe-os balançar naturalmente.
Olhe por onde anda! Quando estiver de salto, tenha cuidado com terrenos acidentados, gramados, arenosos, pisos de grades ou molhados. Se precisar passar por algum deles, coloque seu peso na parte da frente dos pés para evitar que o salto afunde.