Manter as unhas bem feitas significa não apenas vaidade, mas também transmite uma imagem até mais higiênica e cuidadosa da mulher. Nem sempre é fácil conseguir tempo para visitar um salão e, muitas vezes, você precisa fazer em casa o procedimento de beleza. No processo, no entanto, alguns erros podem ser cometidos e acabar com a estética e a saúde das suas unhas. Confira coisas que você faz e a sua manicure detesta:
Leia também:
Unhas decoradas: como fazer as técnicas das manicures em casa passo a passo
Alimentos bons para unhas
Como se prevenir de doenças ao fazer as unhas

Usar acetona em excesso resseca a última camada das unhas e diminui o brilho do esmalte e das unhas, podendo até fazer com que elas fiquem mais fracas. Adote removedores específicos de esmalte, que costumam ser menos agressivos.

Lixar a unha em movimento de vaivém estraga as escamas das unhas, deixando-as mais fracas. Lixe somente em um sentido para manter a lâmina firme, forte e bem definida. Evite ainda passar a lixa na superfície da unha. Ela funciona como proteção natural contra doenças e micoses.

Cortar muito rente os cantinhos da unha pode fazer com que ela encrave mais facilmente. Por isso, evite deixar a unha muito curta.

Tirar demais a cutícula atrai fungos e bactérias que podem causar infecções. Uma solução pode ser empurrar a cutícula com uma espátula e retirar apenas o excesso.

Passar base sob esmaltes coloridos evita tingimento e fortalece as unhas.

Mesmo que você possua um kit pessoal de utensílios, lembre-se sempre de mantê-los higienizados. Isso evita o acúmulo de tecido que atrai bactérias e infecções.

Arrancar a pele levantada com os dentes pode abrir portas para a entrada de sujeira e causar inflamações.

Não passe mais do que duas camadas de esmalte nas unhas. Quanto menos camadas, mais tempo ele vai durar nas suas unhas.

Evite chacoalhar o frasco de esmalte para não criar bolhas que prejudicam a fixação e a textura da tinta.