A moldura dos olhos

Quem não vive sem fazer a sobrancelha sabe bem da importância dela para a harmonia da face. Chamada de moldura dos olhos, realça o olhar, refresca o visual e tem o poder de rejuvenescer. Alguns pelinhos a mais – ou a menos – fazem toda a diferença. Portanto, na hora de podá-la, todo o cuidado é pouco. Para evitar desastres, procuramos alguns dos profissionais mais conceituados no assunto atrás de dicas.

Mary Couto é designer de sobrancelha do salão carioca Crystal. Há nove anos tirando pêlos daqui e dali, Mary já viu todo tipo de tendência invadir os salões por onde passou. Mas, ao longo de todos esses anos, uma coisa não muda: os erros cometidos pelas clientes. Por mais que se recomende procurar um profissional, elas insistem em fazer o trabalho em casa. “Além de tirar por conta própria, também querem aparar os pêlos mais compridos”, entrega Mary. Em boa coisa não pode dar! “Aparar não é fácil, especialmente no próprio rosto. Mas o maior problema é que, com medo de se machucar, acabam usando tesourinha de criança. Essas tesouras não têm o fio reto, o que acaba por cortar demais”, explica a designer.

Depilar com cera quente também é outro hábito que deve ser evitado. “A região da sobrancelha é muito sensível. A cera, devido a sua alta temperatura, estimula a flacidez do local. Além disso, queima o tecido no qual o pêlo está inserido”, alerta a terapeuta capilar Sheila Bellotti, proprietária do Centro Capilar Sheila Bellotti. Os riscos de se fazer o trabalho por conta própria não param por aí. “O pêlo tem um ciclo. Você tira, tira, tira. Isso vai enfraquecendo os fios, que uma hora não nascem mais. Portanto, para não correr o risco de exterminar pêlos do lugar errado, deve-se fazer apenas uma limpeza. Deixe o formato por conta de um profissional, que desenhará o formato desejado”, sugere Sheila.