Os benefícios do ácido hialurônico podem ser aplicados a diversas partes do corpo. Usado de forma injetável, oral ou pela aplicação de cremes, a substância recupera a vitalidade da pele por meio da atração de moléculas de água.
O ácido hialurônico para tratamentos estéticos elimina rugas, reduz marcas de espinha, aumenta lábios e até mesmo remodela o nariz. Porém, o produto deve ser usado com orientação médica, principalmente em procedimentos mais invasivos.
O que é o ácido hialurônico?
Em conjunto com a elastina, que dá elasticidade à derme, e o colágeno, que propicia rigidez e firmeza, o ácido hialurônico é uma substância naturalmente encontrada no organismo que é essencial para uma pele saudável e bonita. Como retém moléculas de água, ele ajuda na hidratação do tecido e evita rugas e depressões no tecido.
A partir dos 25 anos, o corpo passa a envelhecer e a derme começa a perder esses componentes, sendo necessárias suas reposições. Assim, uma boa alternativa no caso do hialurônico é usar o produto sintético – que é extraído da crista do galo ou criado por fermentação – visto que ele pode recuperar a vitalidade e preencher marcas por meio da atração de moléculas de água para a pele.
Como usar?
A substância pode ser usada em creme, cápsula ou de forma injetável. Consulte seu dermatologista para que ele indique a melhor maneira de tirar proveito do produto.
Ácido hialurônico injetável: para que serve?
Para cicatriz de acne
A aplicação do ácido reduz a aparência de cicatrizes causadas por espinhas, restaurando o volume da pele que foi afetado pela lesão.
Para lábios
O preenchimento labial também pode ser feito com este produto, o que garante uma boca carnuda e delineada.
Para mãos
Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, a injeção de substância preenchedoras, chamada de bioplastia, também melhora a aparência envelhecida das mãos pois recupera o volume do dorso.
Para nariz
O componente também pode remodelar o nariz e outras partes do rosto por meio da volumização, criando resultados estéticos muito naturais.
Para olheiras
O ácido hialurônico para olheiras é um dos tratamentos mais eficazes, principalmente para quem tem a região abaixo dos olhos aprofundada. Seu efeito volumiza a área e afasta o aspecto cansado.
Para rugas
A diminuição da quantidade natural de ácido hialurônico na pele, que é comum com o envelhecimento, é um dos motivos do aparecimento das rugas. Portanto, a injeção age como um preenchimento facial que suaviza as marcas. Além delas, a substância também ameniza a aparência do bigode chinês.
Ácido hialurônico em creme: funciona?
Para a pele
O uso de cremes com ácido hialurônico pode ser feito a partir dos 25 anos, quando a pele passa a envelhecer e perder seu viço natural, sendo uma boa alternativa para amenizar rugas e outras marcas do tipo .
No cabelo
Cremes manipulados que possuem ácido hialurônico atraem as moléculas de água para os fios, reduzindo o aspecto ressecado e amenizando o frizz.
Ácido hialurônico em cápsulas: benefícios para todo o corpo
A dermatologista Cintia Mendonça ressalta que a reposição de ácido hialurônico por cápsulas ajuda na hidratação da pele, entretanto, o efeito é mais discreto em comparação com as aplicações com agulha. Isso ocorre pois o organismo processa o composto e o envia para as partes que mais precisam dele. “Nosso corpo possui ácido hialurônico em diversas partes, visto que ele sustenta outros órgãos até mesmo integra cartilagens, então não necessariamente a substância vai para a pele”, esclarece.
A ingestão destes compostos deve ser realizada sob orientação de um dermatologista, que é capaz de indicar marcas confiáveis e a quantidade correta.
Onde encontrar
A forma injetável desse tipo de tratamento dermatológico com ácido é usada exclusivamente por médicos, já que que a aplicação sem treinamento adequado pode causar problemas de saúde.
Quanto aos cremes e cápsulas, eles podem ser encontrados em versões prontas em farmácias e também podem ser criadas fórmulas manipuladas, geralmente com indicação do dermatologista.
Duração
Cintia Mendonça ressalta que a duração do preenchimento com ácido hialurônico depende do tipo de produto usado. “Existem os mais fluidos e outros mais grossos. O local da aplicação também pode influenciar o tempo. Todavia, geralmente o efeito dura seis meses, depois disso a substância é reabsorvida e eliminada pelo corpo”, conta a profissional.
Já os resultados das versões em creme e oral começam a aparecer em aproximadamente dois meses de uso e são mais discretos.
Faz mal? Efeitos colaterais e contraindicações
A injeção de ácido hialurônico não deve ser feita em grávidas, lactantes e pessoas que tenham doenças autoimunes ou estejam com imunodepressão, como quem faz tratamentos como quimioterapia. Já os efeitos colaterais não são comuns, mas podem ocorrer. São eles: vermelhidão, inchaço, hematomas, infecções, alergias e cicatrizes da pele.
O uso da substância em cremes e cápsulas não oferece grandes riscos, conforme explica Cintia: “Por ser um produto natural da pele, não há problemas de rejeição. Em caso de uso tópico, pode haver irritação da pele, mas devido a outros componentes da fórmula”. A especialista ainda explica que essas versões do produto podem ser usadas por quaisquer pessoas, porém o ideal é sempre contar com orientação médica.
Mais tratamentos estéticos
- Benefícios do lifting facial: elimina flacidez e queda da musculatura
- Médico indica técnicas para cada idade: como acabar com bigode chinês
- Como usar Botox para ter efeito natural, quanto tempo dura e mais dúvidas