Basta navegar um pouco pela internet para saber que o arroz é bastante usado pelas asiáticas quando o assunto é beleza: o principal truque, por exemplo, é usar a água que o alimento solta na pele do rosto para clarear manchas.
Rico em vitamina E, minerais e aminoácidos, o líquido fermentado conta com benefícios que podem ser desfrutados também pelo couro cabeludo, mesmo que, no caso, sejam temporários.
Água de arroz para o cabelo
Devido ao processamento maior que os grãos atuais têm, o arroz integral é a opção mais eficiente para a dica, segundo Fabiane Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O ácido felúrico e orizanol são alguns dos antioxidantes presentes na água de arroz – o papel deles é proteger as células da ação de radicais livres, além de estimular o fluxo sanguíneo apenas por hora.
O líquido também auxilia no brilho capilar ao fechar a cutícula dos fios pelo depósito de “novas” moléculas. Entretanto, é importante ressaltar que as conclusões são variáveis. Pela limitação de absorção de cada fio e couro cabeludo, não é um tratamento.
E, de fato, o costume é apenas deixar a água de arroz no cabelo por alguns minutos depois de lavá-lo e antes de hidratar.
“É como se o efeito durasse até a próxima lavagem. Na teoria, o cabelo deve ficar imerso por horas para que qualquer tipo de produto, mesmo os de efeito anti-inflamatório, seja realmente absorvido”, pontua Fabiane.