Ampolas de tratamento: veja diferenças e como usar

por | jun 30, 2016 | Beleza

Ampolas de  tratamento para cabelos que trazem vitaminas e substâncias reparadoras lotam as prateleiras das farmácias, mas nem sempre é fácil saber qual é a mais indicada para cada  tipo de cabelo. O cabeleireiro Edson Freitas, do Edson Freitas Haute Coiffure, dá as dicas para você não errar na escolha e aplicar o produto de forma correta.

Leia também:

Óleo de argan x óleo de ojon: qual é melhor?

Óleo de coco hidrata, mas não deve ser aplicado puro no cabelo

Loiro platinado: aprenda a chegar no tom ideal

De acordo com o profissional, bons resultados só são obtidos com a escolha do produto adequado para cada finalidade. “As ampolas são excelentes para dar uma turbinada nos resultados da máscara de tratamento e, com isso, obter melhores resultados na  hidratação dos fios“, explica.

Vitaminas para cabelo: diferenças

Extrato de uva deixa os cabelos mais leves, sedosos e brilhantes. Crédito: Thinkstock

Vitamina D

Ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.

Vitamina E

Nutre os fios profundamente, trazendo bons resultados para cabelos extremamente secos.

Extrato de uva

Deixa os cabelos mais brilhantes e sedosos, dando um aspecto de leveza.

Extrato de bambu

Fortalece a raiz e estimula o crescimento dos fios.

Óleo de argan

Coloque uma ampola no creme de hidratação antes de aplicá-lo. Crédito: Thinkstock

Ajuda na reconstrução capilar. Hidrata, fortalece e dá brilho. Favorece também os cabelos que são oleosos na raiz e secos nas pontas, proporcionando equilíbrio aos fios.

Manteiga de murumuru

Extraída de um fruto tipicamente amazônico, a  manteiga de murumuru recupera os fios das agressões externas, proporcionando brilho e hidratação.

Como usar

Edson explica que a melhor maneira de usar esses óleos e vitaminas é misturá-los a  máscaras de hidratação usadas uma vez por semana ou a cada 15 dias. Para acertar na dose, adicione uma ampola de 5 ml para cada três colheres de sopa de creme, misture bem e aplique imediatamente nos fios. Massageie suavemente e deixe agir por, pelo menos, cinco minutos.

De acordo com o profissional, as ampolas devem ser misturadas apenas no momento do uso e não diretamente no pote de creme. “Após abertos, esses produtos oxidam e perdem o efeito”, explica esclarece. Um tratamento alternativo para os cabelos ressecados é a blindagem capilar.

Vitamina A para o cabelo

Com produtos modernos, a touca térmica não é mais necessária. Crédito: Thinkstock

Apesar de famosas por fazerem os fios crescerem mais rápido, Edson diz que as ampolas de vitamina A podem levar à  queda de cabelo. “Essa vitamina está presente em nosso organismo e quando existe a suplementação além do que precisamos, o corpo dá início a um processo de combate do excesso e com isso acontece a queda dos fios”, alerta.

Touca térmica

Adeus, touca térmica! Segundo o cabeleireiro, elas já são totalmente dispensáveis. “Os produtos atuais contêm ativos que conseguem penetrar na cutícula dos fios. Antigamente, essa tecnologia não existia e o uso da touca térmica servia justamente para promover a abertura das cutículas”, finaliza.

Confira este vídeo e saiba mais sobre os benefícios do óleo de argan.