Aplicação de sangue no rosto: afinal, como é feito esse tratamento para rugas? Funciona?

https://www.instagram.com/kimkardashian/

Luciana Gimenez, Kim Kardashian e outras famosas fizeram dele um dos “tratamentos da moda” para eliminar rugas. Também conhecido como “lifting do vampiro” e “terapia Drácula”, a aplicação de plasma rico em plaquetas no rosto promete amenizar rugas e dar uma aparência mais jovial à pele. Mas será que funciona mesmo? Quem responde é a esteticista e cosmetóloga Cássia Cardoso, também conhecida como “mãos milagrosas”.

Leia também
Terapia Drácula usa injeções de sangue para rejuvenescer a vagina
Luciana Gimenez cria polêmica ao usar sangue em tratamento de beleza
4 receitas caseiras fáceis para rugas

Plasma rico em plaquetas: o que é o tratamento

Cássia Cardoso, da clínica MedSpa – que fica em Miami – participou de um Facebook Live realizado pelo Bolsa de Mulher e contou que esse é um dos tratamentos mais pedidos em seu estabelecimento.

Ela explica que o método já era muito usado por médicos, para tratar articulações, e por dentistas, mas que, recentemente, foram descobertos seus benefícios para tratar rugas.

Como é feito 

A esteticista explica que trata-se de um procedimento autólogo, ou seja, é o sangue do próprio paciente que é retirado e, em seguida, injetado novamente. É justamente isso que faz com que não haja rejeição do corpo ao procedimento.

O primeiro passo é retirar o sangue da pessoa. Em seguida, o material é levado a uma centrífuga, que separa o plasma – a parte líquida do sangue junto com as plaquetas, mais clara que o resto – das células do sangue – que dão o tom avermelhado.

shutterstock

Aí então o profissional extrai o plasma rico em plaquetas e o injeta no rosto do paciente. Cássia ressalta que o procedimento só deve ser feito por profissionais da área médica muito bem treinados.

A socialite Kim Kardashian é uma das mulheres que já fez o tratamento. Em sua conta no Instagram, ela mostrou como fica a pele durante a “terapia Drácula”:

https://www.instagram.com/p/WsspMAuS2A

Benefícios 

A técnica promete estimular a produção de colágeno, substância naturalmente produzida pela pele responsável por dar firmeza, e também a circulação sanguínea. Tudo isso ajudaria a dar um aspecto mais jovial ao rosto. Existem estudos que mostram também que essa terapia pode potencializar os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico.

Dá para fazer aqui no Brasil? 

Aqui no Brasil, o tratamento ainda não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso porque ainda não existem estudos suficientes para comprovar que o método é realmente eficiente. Ainda assim, muitas clínicas realizam o procedimento clandestinamente, como já mostrou a própria Luciana Gimenez em seu Instagram.