Arrancar cabelo branco faz nascer mais fios? Entenda se isso é mito ou verdade

Prática é uma solução rápida para solucionar o surgimento do fio branco, mas é desaconselhada pelo conhecimento popular

Quem nunca se deparou com um cabelo branco e, num impulso, resolveu tirá-lo? A cena é clássica e traz uma solução rápida, mas há quem fique com dúvida. Afinal, será que arrancar o cabelo branco faz nascer outros? Entenda se isso é ou não uma realidade.

Arrancar o cabelo branco faz mal?

(Crédito: freepik/freepik)

Embora seja quase uma verdade universal, essa ideia não passa de um mito. Isso porque cada fio de cabelo nasce de um folículo piloso independente. Logo, ao arrancar um cabelo, você afeta apenas aquele folículo específico, não os que estão ao redor.

O que pode acontecer, contudo, é de fato um aumento na quantidade de fios brancos. Afinal, uma vez que aparece o primeiro, outros podem começar a surgir naturalmente com o passar do tempo. Isso está relacionado à redução da produção de melanina, pigmento que dá cor aos cabelos.

Além disso, ao prestar mais atenção ao cabelo por causa daquele primeiro fio branco, você pode acabar notando outros que já estavam ali, mas despercebidos.

Ainda que não cause um aumento na quantidade de fios brancos, arrancar os cabelos com frequência não é indicado. Isso pode irritar o folículo piloso e até levar à perda definitiva daquele fio.

Dicas de beleza