Banhos quentes aumentam oleosidade e tiram o brilho dos cabelos

por | jun 30, 2016 | Beleza

Mesmo tomando todos os cuidados, os cabelos dificilmente ficam imunes aos efeitos da praia, piscina, cloro e sol durante todo o verão. E com a chegada do outono, podem sofrer ainda mais. “As características típicas dessa época como o vento, a mudança de temperatura e a sujeira no ar são muito agressivas aos fios”, explicam os gêmeos Maurício e Roberto Martins da MR Martin Hair e Beauty.

Leia também:

Velaterapia queima as pontas e faz cabelo crescer mais forte e bonito

Uma gota de sérum é suficiente para hidratar, proteger e dar brilho aos cabelos

Verão causa dez danos ao cabelo que não vão embora com a estação

A estação, por ser um meio termo entre o calor do verão e o frio do inverno tem algumas particularidades, como o tempo seco, que aumenta a poluição e deixa os cabelos opacos e sem vida, pois acumula muita sujeira tanto no couro cabeludo quanto nos fios. Com a temperatura mais baixa, chega a hora dos banhos quentes, que também são prejudiciais. “Os longos banhos quentes são um bom exemplo de como as nossas atitudes podem ser danosas aos cabelos. A água quente sobre o couro cabeludo faz com que ele libere glândulas sebáceas, que deixam o cabelo oleoso, e pode também causar caspas e seborreias, além de tirar o brilho dos fios”, afirmam os profissionais.

Eles dão algumas dicas para que os cabelos continuem sempre bem cuidados, mesmo com as mudanças de estação:

1)  Ao comprar os produtos de manutenção, prefira shampoos e condicionadores com base de queratina e respeite sempre seu tipo de cabelo (seco, oleoso, misto ou quimicamente tratado). Ao terminar o banho, use um creme para pentear (de preferência da mesma marca) ou algum óleo. Isso vai deixá-lo mais hidratado durante o dia.

2) Antes de entrar no chuveiro, penteie o cabelo para desembaraçá-lo. Quando for usar o shampoo, espalhe-o primeiro nas mãos. Para enxaguar, deixe a água escorrer e não esfregue. Aplique o condicionador, produto responsável por fechar as escamas dos fios que foram abertas para remover a sujeira.

3) Se for usar o secador, antes seque bem os fios com uma toalha, para só depois usar o aparelho. Se usado todos os dias, ele pode retirar a umidade natural dos fios, o que causa ressecamento. A recomendação de uso é na temperatura morna.

4) Uma boa dica para os dias em que o cabelo não estiver muito bonito é o uso de um acessório que faz bastante diferença: os lenços. Além de proteger os fios dos ventos e da sujeira, ainda podem ser combinados com várias peças do vestuário, produzindo um look diferente a cada dia.

O vídeo tem mais dicas de como cuidar dos cabelos no outono e no inverno. Veja:

–>