Um batom é capaz de transformar a maquiagem. E cada tipo de batom tem um efeito diferente nos lábios. Tudo vai depender da cor escolhida, da textura, do acabamento e, é claro, do que cada pessoa pretende: mais brilho, mais opaco, maior duração… A maquiadora Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, no Rio de Janeiro, explica qual a principal diferença entre os principais tipos de batom.
Leia também:
Dicas de make para boca grande, pequena ou lábios finos
Saiba como usar o batom vermelho que faz sucesso entre as famosas
Sombra, blush, pó e até batom quebrados podem ser recuperados em casa
Batom Mate
Fica bem opaco, deixa um aspecto mais seco nos lábios e dura mais, é o que tem melhor fixação. “Você pode passar o mate e depois passar o gloss no centro para dar volume”, sugere. Como ele fixa bem, é bom passar com pincel, marcando o contorno com lápis da mesma cor do batom e depois preenchendo.
Batom Verniz
Deixa um aspecto com mais brilho, mas não tanto quanto como o gloss. Pode ser aplicado da mesma forma que o mate.
Batom Cremoso
Há batons cremosos metálico ou sem brilho. Deixa a boca com um aspecto mais molhado, além de hidratar mais os lábios. E pode ser usado em qualquer ocasião. A forma de aplicar também é a mesma que o mate.
Gloss
Deixa os lábios bem brilhosos, mas dá um ar mais jovial. Ele também aumenta os lábios, deixando com mais volume. “Sua duração não é tão longa e é preciso tirar o excesso antes de aplicar”, diz.
Uma cor de batom que está em alta é o burgundy. Veja dicas de como usar a cor do momento na sua maquiagem: