Dos 20 aos 30
É cedo, mas você já começou a perceber as mudanças. A fase das espinhas deu lugar a uma pele menos oleosa e rendeu algumas cicatrizes de acne. Tudo isso pode ser contornado com o tratamento adequado, mas a ação do tempo deve ser freada. “Os primeiros sinais de envelhecimento costumam estar presentes nesta fase. Para tratar as lesões, existem cremes e loções tópicas com retinóides e alfahidróxiácidos (AHA) que ajudam na renovação celular. Esses ativos atenuam linhas de expressão e clareiam manchas”, diz Dra. Érica.
Para resultados mais expressivos, um peeling pode ser a solução. “O peeling de cristal é indicado para manutenção. Ele deixa a pele mais fina, tirando a primeira barreira que impede que os cremes ajam de forma mais eficaz. Além disso, clareia manchas superficiais e trata as primeiras ruginhas”, explica a dermatologista Carla Góes Sallet, especialista em medicina estética.
Dra. Carla complementa: “Peelings com ácidos de frutas também são indicados para peles jovens. É o caso do glicólico, um peeling superficial. Ele age na camada superior da pele, melhorando manchas e proporcionando um aspecto saudável”, diz Dra. Carla Sallet.
Os cuidados não param por aí! Na hora de escolher os cosméticos, atenção às particularidades de sua pele. “Os veículos a serem escolhidos devem ser adequados. Em peles oleosas ou mistas, o ideal é utilizar gel ou loções “oil free”. Eles evitam o aparecimento de cravos e espinhas. Já para as normais ou secas, prefira cremes ou loções hidratantes”, diferencia a dermatologista Érica Monteiro.