Dos 30 aos 40
Se a pele já começava a perder o excesso de oleosidade aos 20, dez anos mais tarde as queixas costumam ser de pele seca. “Nesses casos, é importante manter a hidratação. E não adianta só tomar água, é necessário o uso de hidratantes, especialmente os com uréia ou alfahidroxiácidos”, sugere Dra. Érica.
Portanto, para uma nova necessidade da pele, um outro tipo de peeling. “É quando a pele começa a ressecar. Por isso, os peelings indicados são os que estimulam a produção de colágeno e elastina, como o Skin Clear. Ele promove uma renovação celular, suavizando marcas de expressão e manchas causadas pelo excesso de sol”, explica a dermatologista Carla Sallet.
Além do peeling, um tratamento não tão novo, mas ainda extremamente eficaz, está disponível para as mulheres que entraram na casa dos “enta”: a toxina butolínica. “A toxina atinge as rugas que estejam dando um ar de cansaço. Ela provoca um relaxamento muscular, não deixando que o músculo se contraia. Com o músculo parado, você não consegue movimentá-lo, evitando a ruga. Já tive pacientes de 25 anos fazendo, mas o comum é que elas solicitem a partir dos 30”, afirma Dra. Carla.