Dos 40 aos 50
Você sabia que, ao chegar aos 40 anos, sua pele possui 15% menos água que na juventude? As conseqüências da secura, como era de se esperar, começam a aparecer. Rugas mais evidentes – principalmente na área dos olhos e da boca -, pelo opaca e com menos elasticidade, e finalmente, e com menor poder de cicatrização. Para lidar com esta realidade, haja hidratação!
A dermatologista Carla Sallet recomenda um peeling um pouco mais agressivo, a base de ácido tricloracético, o ATA: “É um peeling de efeito profundo, indicado para mulheres a partir dos 40. Ele provoca maior descamação, formando casquinhas. É indicado para rugas superficiais, aumentando a produção de colágeno. Também é utilizado para clarear manchas marrons nas olheiras”, diz. O ideal é que, com a idade, aumente-se a concentração de ácido utilizada.
Ao mesmo tempo em que a pele resseca, os lábios começam a diminuir. Para lidar com a falta de volume, os implantes faciais são uma ótima solução. “Com a idade, perde-se o contorno dos lábios. Os implantes resolvem este problema. Eles podem ser realizados em qualquer idade, mas é nesta época que a aparência muda mais. Recomendo os de efeito temporário, que utilizam produtos absorvíveis. É o caso do ácido hialurônico. Costumam durar de oito meses a um ano e meio, proporcionando um rosto jovial”, afirma Dra. Carla Sallet. Os implantes não se limitam aos lábios. Eles também têm indicação para preencher rugas e sulcos profundos, ocasionados pelo envelhecimento e pela flacidez da pele.