Braços de moças freqüentemente se mostram ásperos, cheios de pequenas bolinhas que se assemelham a um “ralador”. Esta é uma queixa secundária, mas extremamente comum nos consultórios dos dermatologistas, já que muitas mulheres jovens têm a chamada queratose pilar.
Esta condição ocorre por um excesso de queratina nos poros, por onde emerge a penugem que recobre quase imperceptivelmente braços e coxas, e quando se passa a mão pela região se tem a sensação de aspereza, como se fosse pele “arrepiada”.
Este quadro pode ser discreto, passando quase despercebido ou pode se mostrar exuberante, muito áspero, e com fundo avermelhado que chega a coçar.
A primeira coisa a fazer para resolver o problema é usar um bom hidratante, bem potente, que contenha uréia, lactatos ou alfa hidróxiácidos
Há casos intensos em que várias partes do corpo são atingidas, mas o que se vê mais freqüentemente é a pele dos braços e das coxas, com as tais bolinhas em relevo.
Ocasionalmente a moça tem uma espécie de compulsão em ficar espremendo ou retirando as bolinhas com as unhas, podendo se auto-escoriar e ficar com a pele arranhada e irritada. Isto pode até causar manchas escuras ou avermelhadas na pele dos braços, especialmente.
A primeira coisa a fazer para resolver o problema é usar um bom hidratante, bem potente, que contenha uréia, lactatos ou alfa hidróxiácidos. Na maioria dos casos, só isso já faz com que a pele fique macia e as bolinhas desapareçam.
Usar sabonete à base de ácido salicílico, com bucha vegetal, também ajuda muito. A hora do banho pode ser um momento de cuidado especial com a pele e a beleza. Na correria do dia-a-dia, pode ser a única horinha que temos para dedicar um pouco de atenção à nossa pele…
Por isso, deixe uma bucha vegetal ou de espuma levemente áspera, sempre à mão, sem esquecer do hidratante para passar logo depois.
Banhos de sol moderados geralmente normalizam significativamente a queratinização da pele e são úteis. Mas quando as bolinhas teimam em não melhorar, o dermatologista entra em cena, receitando poderosos cremes, geralmente formulados à base de corticóides, ácido salicílico, ácido glicólico, resorcina e outros ativos de seu arsenal, que rapidamente eliminam o problema, deixando no lugar barcos e coxas macios e profundamente hidratados e lisinhos.
É bom não deixar de ingerir verduras e frutas, para que a pele esteja sempre saudável e viçosa sem precisar de vitaminas artificiais.