Cabeleireiro americano usa técnica de alisamento sem química: será que funciona?

por | fev 12, 2018 | Beleza

Alisamentos são populares há muitos anos, mas de tempos para cá nunca foi tão grande a preocupação de homens e mulheres com a saúde dos fios. Já existem inúmeros procedimentos capazes de mudar as características dos fios, mas ainda há um busca pela técnica perfeita, que evite o enfraquecimento do cabelo.

Pensando nisso, um hairstylist de Chicago, uma das maiores cidades dos Estados Unidos, resolveu criar um jeito de deixar os fios lisos sem usar nenhuma química. Mas será que o método dele realmente dá certo?

Alisar os cabelos sem usar química: é possível?

Shutterstock

Especialista em cabelos saudáveis, John George teria criado um jeito de alisar os fios sem usar produtos químicos. A ideia dele é alisar os fios, mas mantê-los hidratados. 

O hairstylist segue um método que consiste em limpar as madeixas com um shampoo de limpeza profunda, passar para um shampoo hidratante, aplicar uma máscara e mais um creme de hidratação, para então secar bem os cabelos e passar a chapinha.

Vídeo mostra como funciona o “alisamento sem química”

https://www.facebook.com/vix.mulher/videos/2317047638336125/

De acordo com o terapeuta capilar Alex Gomes, da Esmell Leblon, no Rio de Janeiro, a técnica de John George não pode ser comparada com uma progressiva e se iguala a uma escova comum, que geralmente é feita com secador. 

“Não é possível alisar o cabelo sem química, o que ele faz é apenas uma escova comum, que irá hidratar e assentar os fios, mas apenas até a próxima lavagem, já que a química é responsável por modificar o formato do fio, fazendo com que só saia com a tesoura”, afirma o profissional.

Cabelos com progressiva: como cuidar?

Alex defende que nem toda técnica permanente como a progressiva é totalmente prejudicial aos fios. “O fato de existir química não significa que irá danificar tanto os fios. Tudo deve ser dosado, afinal, o alisamento só poderá ser feito se o cabelo estiver saudável. Eu indico que a cliente trate os fios antes e depois do alisamento, com cauterizações e usando em casa os produtos corretos”, explica o especialista.

Além disso, existem procedimentos que vão ser menos agressivos.

“É possível fazer alguns procedimentos para fins de beleza e estética dos cabelos sem agredi-los. A reconstrução capilar é um procedimento usado para deixar o cabelo com menor volume, por exemplo, reparando os fios e proporcionando queratina e ceramidas”, revela a dermatologista Denise Chambarelli. 

shutterstock

Máscaras também podem ser indicadas para reduzir danos causados pela química e vão diminuir a opacidade e pontas duplas. “Há ainda shampoos e condicionadores que têm em sua fórmula vitaminas e microsselantes que vão ajudar a manter o cabelo liso. Pode ser uma opção”, finaliza a dermatologista. 

Cuidados com os cabelos: o que fazer?